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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16021
Título: Histórias e Memórias da Escola José Collier (1988-1997)
Autor(es): Silva, Marcia Nascimento da
Palavras-chave: Caráter Confessional; Escola José Collier; Instituições Escolares; Relação de Poder; Confessional Character; School José Collier; School Institutions; Power Relations
Data do documento: 27-Mai-2015
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: Esta pesquisa está situada no campo da Teoria e História da Educação e se enquadra no grupo das pesquisas sobre as instituições escolares no Brasil, em particular a História e as memórias da Escola José Coliier (Camaragibe/PE) no período de 1988 a 1997. Procuramos responder as seguintes questões: Qual a identidade dessa instituição escolar neste período? De que maneira desenvolveram-se os processos educativos nesta escola no referido período? Que aspectos do cotidiano escolar ficaram marcados na memória dos discentes, docentes e funcionários dessa escola? A investigação teve como objetivo geral conhecer a História e a memória da Escola José Collier (1988-1997). Em termos de objetivos específicos procuramos apresentar o contexto histórico do período; caracterizar a escola e registrar as suas Histórias e Memórias. O principal teórico que deu suporte à pesquisa foi Norbert Elias (1994 e 2000). A pesquisa de natureza qualitativa contou com as fontes orais como principal instrumento de coleta de dados e a análise temática como tratamento da informação. No resultado observamos que a Escola recebeu fortes influências das Irmãs da Congregação da Sagrada Família mantendo este estilo de escola confessional até o ano de 1997. Alem disso ficou clara a presença marcante da relação de poder no interior da escola, sobretudo entre os discentes (estabelecidos) e os docentes (outsiders) causando uma divisão entre eles que inicialmente foi difícil de ser superada. Foi a partir da vigilância e das punições, que os docentes e equipe gestora buscavam manter a ordem na instituição escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16021
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

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