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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMOURA, Guilherme Lima-
dc.contributor.authorFEITOSA, Rafaela Albuquerque Valença de Araújo Ribeiro-
dc.date.accessioned2016-03-03T17:35:31Z-
dc.date.available2016-03-03T17:35:31Z-
dc.date.issued2015-06-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15655-
dc.description.abstractSerá que existe relação entre a comunicação e o ofício do administrador? O que será que significa a linguagem para este profissional? A construção do significado do profissional da administração perpassa por essa discussão e encontra terreno fértil para ser aprofundada, já que a função primária do administrador está imbricada à comunicação, competência sem a qual o administrador teria dificuldades para exercer seu ofício. Esse entrelaçamento existente entre a comunicação e o ofício do administrador, leva-nos a questionar se a comunicação é de fato considerada relevante pelos coordenadores de curso de administração e professores da disciplina de comunicação empresarial (CE) nas instituições de ensino superior (IES). Será que a comunicação realmente importa ao administrador? Mediante esse escopo, adota-se como abordagem metodológica a análise linguística semântico-pragmática, baseada nas pressuposições e no contexto conversacional de Ducrot (1987), nas implicaturas e máximas conversacionais de Grice (1991), na teoria dos atos de fala de Austin (1990) e na teoria da preservação de face de Levinson & Brown (1978). O ponto de partida desta pesquisa é a disciplina de comunicação empresarial, uma vez que é neste espaço que a comunicação deveria começar a ser discutida na formação do administrador. Delimitado esse recorte, inicia-se o caminho com entrevistas semiestruturadas com coordenadores de curso de graduação de Administração e com professores da disciplina de comunicação empresarial em IES no Grande Recife. A análise linguística dessas entrevistas possibilitou o mapeamento de dez desimportâncias no ensino da comunicação na formação do administrador, quais sejam: A comunicação aparenta ser valorizada; A comunicação empresarial é ensinada por qualquer um; A CE serve para usos pontuais; A CE é marketing, relações públicas...; A CE é alocada em espaços menos nobres; A CE é concebida em metáforas que a empobrecem; A formação do profissional que ensina a CE interfere na maneira em que ela é lecionada; A CE é um assunto teórico/acadêmico; Os alunos não valorizam a comunicação e A CE não precisa existir como disciplina. Observa-se, nesse sentido, que essas desimportâncias reduzem a comunicação humana nas organizações a uma simples transmissão de informação, visão diretamente inspirada pela engenharia; que a linguagem é apenas um instrumento de representação do mundo e que existe um abismo entre o que se diz (a comunicação é importante) e o que se faz (a comunicação é relegada a segundo plano).pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.titleImporta ao administrador comunicar-se? O ensino da comunicação na formação do administrador em IES do Grande Recife/PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0410040760559106pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8278248402746132pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxIs there a relationship between communication and the manager’s work? What does language mean for this professional? The development of the meaning the business manager professional pervades this discussion and finds fertile ground to be deepened, since as the manager’s primary task is embedded to communication, a skill without which the manager would have difficulties to exert his or his/her craft. The existent intersection between communication and the manager's craft, leads us to question whether communication is in fact judged relevant by course coordinators and professors in management in corporate communication (CC) courses in Higher Education Institutions (HEI). Does communication really matter to the manager? Within this scope, the semantic-pragmatic linguistic analysis based on Ducrot (1987), Grice (1991), Austin (1990) and Levinson & Brown (1978) is adopted as the methodological approach. The starting point for this work is the corporate communication course, once this would be the very first contact in the manager’s education. Once the scope has been delimited, the way with semi-structured interviews begins with undergraduate programs coordinators and professors of corporate communication courses in HEI in the Recife metropolitan area. The linguistic analysis of these interviews enabled the mapping of ten aspects which are neglected in teaching communication in administrator training, namely: Corporate communication is only apparently valued; Corporate communication is taught by “anyone”; CC is for specific uses; CC is marketing, public relations etc; CC is allocated to less noble spaces; CC is designed in metaphors that deplete it; The formation of the professional who teaches CE interferes in the way it is taught; CC is a theoretical/academic subject; Students do not value communication and CC does not need to exist as a course. It is observed that these aspects reduce human communication in companies to a simple information transmission, a viewpoint directly inspired by Engineering, and that language is just a tool for representing the world.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

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