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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15467

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dc.contributor.advisorCARVALHO, Lívia Marques-
dc.contributor.authorXAVIER, Luciene Pontes-
dc.date.accessioned2016-02-26T14:50:57Z-
dc.date.available2016-02-26T14:50:57Z-
dc.date.issued2015-06-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15467-
dc.description.abstracteste estudo teve como objetivo principal investigar o ensino da arte na educação não formal a partir da experiência do Programa de Formação do Jovem artesão (PFJa) no movimento Prócriança (mPc). a pesquisa contemplou o período compreendido entre 2004 e 2014, relacionado a implantação, consolidação e desenvolvimento do programa na unidade Piedade. Para o desenvolvimento do trabalho foram utilizadas fontes documentais, textuais e imagéticas, além dos depoimentos de educandos, educadores, coordenadora e gestora do movimento Pró-criança. no desenvolvimento da pesquisa buscamos inicialmente entender o contexto do sistema de educação não formal a partir do conhecimento da estrutura e organização institucional. o percurso histórico do PFJa na unidade Piedade foi construído e analisado a partir dos projetos elaborados no período de 2004 a 2008 e dos depoimentos dos educadores da unidade. examinamos as abordagens e procedimentos metodológicos do ensino da arte para entender o processo de ensino e aprendizagem desenvolvido no PFJa. Foram identificados aspectos que influenciam o ensino da arte como: a infraestrutura adequada para atividades práticas das linguagens artísticas; a equipe de educadores é composta por profissionais contratados e voluntários; o formato das atividades se apresenta como oficinas, palestras, aulas- -passeio e vivências práticas; a instituição incentiva a formação continuada dos seus funcionários. identificamos também ausência de sistematização eficiente nas metodologias e nas informações institucionais. a pesquisa constatou que a instituição busca promover a formação integral do educando e que os educadores não adotam uma única concepção de abordagem para o ensino da arte. no processo educativo a arte é trabalhada como expressão, técnica e conhecimento e a proposta de ensino da arte do Programa de Formação do Jovem artesão extrapola a aprendizagem de processos e técnicas específicas da linguagem das artes Visuais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectensino da arte;pt_BR
dc.subjectorganizações não governamentais;pt_BR
dc.subjecteducação não Formal.pt_BR
dc.titleO Ensino da arte no programa de formação do jovem artesão na Unidade Piedade do Movimento Pró-Criançapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxthe main goal of this study was to investigate the practice of art education in a non-Formal educational environment, taking as a starting point the experience of the Programa de Formação do Jovem Artesão (PFJA) within the Movimento Pró-Criança (MPC). the research contemplates the period comprehended between 2004 and 2014, related to the implementation, consolidation and development of the program inside the mPc unit of Piedade. Both documental, textual and imagetic sources were used, as well as the testimonials of pupils, educators, the coordinator and the manager of the Movimento Pró-Criança. during the research process we initially sought to understand the context of the non-formal education system from the knowledge of the structure and institutional organization. the historical background of the PFJa in the Piedade unit was built and analysed from projects elaborated between 2004 and 2008 and from the testimonials of the unit’s educators. We examined the methodological approaches and procedures of art education in order to comprehend the teaching and learning process developed in the PFJa. there were aspects identified as influential to the teaching of art, such as: adequate infrastructure for practical activities of the artistic languages; the team of educators is made up of hired and voluntary professionals; the activities are in the format of workshops, lectures, field trips and practical experiences; and the institution encourages the continued education of it’s employees. it was also identified an absence of efficient systemization in the methodologies and institutional information. the research has found that the institution seeks to promote de full training of the student and that the educators don’t adopt only one view on how to approach art education. in the process of teaching art of the Programa de Formação do Jovem Artesão the subject is taught as expression, technique and knowledge, going far beyond the teaching of specific techniques or processes of the language of the Visual art.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

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