Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15420

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGUEDES, Tatiane Gomes-
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, Andressa Ferreira Leite Ladislau-
dc.date.accessioned2016-02-25T17:10:32Z-
dc.date.available2016-02-25T17:10:32Z-
dc.date.issued2015-02-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15420-
dc.description.abstractMulheres estomizadas podem apresentar, após a estomia, diversas alterações biopsicossociais na saúde sexual e reprodutiva, área de cuidado tão comumente esquecida nas orientações em saúde. O enfermeiro, como educador na promoção de cuidados, pode se utilizar das tecnologias educativas como ferramentas auxiliares na práxis assistencial, na medida em que facilitam o processo de construção do conhecimento dos clientes, numa perspectiva criativa, crítica, inclusiva e empoderadora. Nesse sentido, o estudo se propôs a construir e a validar uma cartilha educativa em saúde como tecnologia de Enfermagem para a promoção do autocuidado na saúde sexual e reprodutiva de mulheres estomizadas. Tratou-se de uma pesquisa metodológica do tipo validação de tecnologia educativa, que originou os três artigos científicos componentes da seção de resultados dessa dissertação. Para o desenvolvimento da cartilha, inicialmente foi realizado o levantamento dos conteúdos pertinentes à temática, incluindo-se a revisão integrativa de literatura, que representa o primeiro artigo do estudo. As bases de dados pesquisadas foram as nacionais LILACS, IBECS, MEDLINE, COCRHANE e a internacional CINAHL. Buscaram-se artigos publicados em português, inglês e espanhol, que remetessem às temáticas autocuidado, saúde sexual e saúde reprodutiva do individuo estomizado, analisados quanto a rigor metodológico e nível de evidência. Da análise na íntegra dos 11 artigos selecionados, emergiram duas categorias de orientações: “Orientações para o profissional de saúde na promoção do cuidado sobre a saúde sexual” e “Orientações para o estomizado no autocuidado da saúde sexual”. Após a seleção do conteúdo, procedeuse o trabalho construção da cartilha segundo referencial metodológico de elaboração de materiais impressos em saúde, com montagem, definição de layout, arte gráfica, diagramação e editoração, constituindo o segundo artigo dessa dissertação. Finalizada a primeira versão da cartilha foi iniciado o processo de validação do material, que representa o terceiro artigo do estudo. O conteúdo da cartilha foi validado por onze enfermeiros juízes-especialistas segundo Índice de Validade de Conteúdo maior ou igual a 0,80. A aparência foi validada por nove mulheres estomizadas segundo avaliação da dificuldade e da conveniência do material educativo. A cartilha foi considerada válida quanto ao conteúdo, com média global de índice de validade de conteúdo igual a 0,87 e, quanto à aparência, com 100% de concordância do público-alvo para avaliação da dificuldade e da conveniência da cartilha. A tecnologia educacional válida ao alcance de estomizadas contribuirá para a aquisição de conhecimentos e informações que permitam subsidiar a tomada de decisão por comportamentos de saúde seguros e ajustados às suas necessidades de autocuidado da saúde sexual e reprodutiva.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstomiapt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectAutocuidadopt_BR
dc.subjectValidaçãopt_BR
dc.titleTECNOLOGIA EDUCATIVA PARA PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO NA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DE MULHERES ESTOMIZADAS: ESTUDO DE VALIDAÇÃOpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Enfermagempt_BR
dc.description.abstractxWomen stomized may show, after ostomy, various biopsychosocial changes in sexual and reproductive health care area so commonly overlooked in health guidelines. The nurse, as an educator in promoting care, can be used as educational technology aids in care practice, in that it facilitates the customers' knowledge of the construction process, a creative perspective, critical, inclusive and empowering. In this sense, the study aimed to construct and validate an educational booklet in health and nursing technology to promote self-care in sexual and reproductive health of women stomized. It was a methodological research for validation of educational technology, which originated the three components of the scientific articles results section of this dissertation. For the development of the booklet, was first surveyed the relevant articles on the theme, including the integrative literature review, which is the first article of the study. The databases searched were national LILACS, IBECS, MEDLINE, CINAHL COCRHANE and international. Sought to articles published in Portuguese, English and Spanish, which remetessem thematic self-care, sexual health and reproductive health of ostomy patients individual, analyzed the methodological rigor and level of evidence. The analysis in full of the 11 selected articles, emerged two categories of guidelines: "Guidelines for health professionals in the care promotion of sexual health" and "Guidelines for ostomy patients in self-care of sexual health." After selecting the content, we proceeded to work building the second methodological framework primer preparation of printed materials on health, assembly, layout definition, graphic, layout and editing, and is the second article in this dissertation. Finished the first version of the booklet started the process of validation of the material, which is the third article of the study. The content of the booklet was validated for eleven judges second-largest specialist nurses Content Validity Index or equal to 0.80. The appearance was validated for nine stomized women according to the evaluation of difficulty and the convenience of educational material. The booklet was considered valid in substance, with global media content validity index of 0.87 and, in appearance, with 100% of the audience agreed to evaluate the difficulty and the convenience of the booklet. A valid educational technology within reach of stomized contribute to the acquisition of knowledge and information to enable support decision making by health behaviors and insurance tailored to your self-care needs of sexual and reproductive health.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Andressa Ferreira L Ladislau Albuquerque.pdf2,36 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons