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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Maria Lúcia Gurgel da-
dc.contributor.authorPINTO, Tiago Coimbra Costa-
dc.date.accessioned2016-02-19T17:35:30Z-
dc.date.available2016-02-19T17:35:30Z-
dc.date.issued2015-03-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15253-
dc.description.abstractIntrodução: A Montreal Cognitive Assessment (Moca) é um instrumento cognitivo breve para triagem de formas mais leves de comprometimento cognitivo. Há uma escassez de baterias de rastreio cognitivo com dados normativos para diagnóstico adequado, além de poucos estudos que avaliam a influência de variáveis sociodemográficas sobre o desempenho de idosos na bateria Moca. Objetivos: Verificar a influência das principais variáveis sociodemográficas sobre o desempenho dos participantes na versão brasileira da Moca (Moca-BR), estratificados de acordo com idade, sexo, escolaridade e estado civil; e estabelecer as normas populacionais da Moca-BR. Método: Uma amostra de 110 indivíduos cognitivamente saudáveis, com idade a partir de 65 anos e, no mínimo, com quatro anos de escolaridade, sem doenças neurológicas ou psiquiátricas significativas que interferissem no desempenho cognitivo, foi recrutada a partir de quatro serviços de atendimento para idosos, em Recife, Pernambuco. Resultados: A média de idade dos indivíduos do estudo foi de 72,7 ± 5,49 anos, com escolaridade de 11,9 ± 4,34 anos. As mulheres corresponderam a 72% da amostra (n=80). Casado foi o estado civil mais frequente (48%). O escore médio na Moca-BR dos idosos foi 23,2 ± 2,7. A escolaridade se correlacionou positivamente com os escores da Moca-BR, com coeficiente de Spearman de 0,33 (p <0,001). Houve correlação negativa estatisticamente significante entre idade e os escores da Moca-BR (ro de Spearman = - 0,19). Idosos acima de 80 anos apresentaram menores pontuações na Moca- BR. Não houve diferença estatística de desempenho na Moca-BR entre homens e mulheres (p=0,890) e entre idosos com estados civis distintos (p=0,336). O modelo de regressão linear múltipla com maior coeficiente de determinação ajustado foi o que incluiu escolaridade e idade (R2 ajustado=0,127). Conclusão: A bateria Moca- BR sofre forte influência da escolaridade e, em menor grau, da idade. Não é influenciada por sexo e estado civil. Nosso estudo estabelece dados normativos da Moca-BR para idosos com pelo menos quatro anos de escolaridade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComprometimento cognitivo levept_BR
dc.subjectDemênciapt_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectValores de referênciapt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.titleInfluência de variáveis sociodemográficas no desempenho de idosos na versão brasileira da bateria Montreal Cognitive Assessment (Moca-BR)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Neuropsiquiatria e Ciencia do Comportamentopt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: The Montreal Cognitive Assessment (Moca) is a brief cognitive screening tool for milder forms of cognitive impairment. There is a shortage of cognitive screening battery with normative data for proper diagnosis, and few studies that evaluate the influence of sociodemographic variables on the performance of older people in Moca battery. Objectives: To investigate the influence of the main sociodemographic variables on the performance of the participants in the Brazilian version of Mocha (Mocha-BR), stratified by age, sex, education and marital status; and establish the population norms of Moca-BR. Method: A sample of 110 cognitively healthy subjects aged from 65 years and at least four years of schooling, without significant neurological or psychiatric diseases that might result in cognitive performance, was recruited from four care services for elderly, in Recife, Pernambuco. Results: The mean age of study subjects was 72.7 ± 5.49 years, with schooling 11.9 ± 4.34 years. Women accounted for 72% of the sample (n = 80). Married was the most common marital status (48%). The average score in Moca-BR of the elderly was 23.2 ± 2.7. Schooling was positively correlated with the scores of Moca-BR, with Spearman's coefficient of 0.33 (p <0.001). There was a statistically significant negative correlation between age and the scores of Moca-BR (Spearman rho = - 0.19). Seniors over 80 years had lower scores in Moca- BR. There was no statistical difference in performance in Moca-BR between men and women (p = 0.890) and among elderly persons with different marital status (p = 0.336). The multiple linear regression model with higher adjusted coefficient of determination was which included education and age (adjusted R2 = 0.127). Conclusion: Moca-BR battery suffers strong influence of education and, to a lesser extent, age. Is not influenced by sex and marital status. Our study provides normative data of Moca-BR for seniors with at least four years of schooling.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento

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