Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15160

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOUTINHO, Marcelo Farias-
dc.contributor.authorARRUDA, Marcos José Costa de-
dc.date.accessioned2016-02-16T16:18:34Z-
dc.date.available2016-02-16T16:18:34Z-
dc.date.issued2015-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15160-
dc.description.abstractAs relações entre humor, ironia, riso e artes visuais servem de tema para esta pesquisa, que se localiza na interface entre processos de criação e teoria da arte. Ou seja, trata-se de uma pesquisa em Poéticas Visuais. Sendo assim, minha produção de artista presta-se a epicentro. Para tanto, elenquei as seguintes obras: “Amores Brutos” (2001), “Objetos Desusados” (2001), “Vende-se Esta Cidade” (2004), “Vende-se Este Rio” (2004/2005), “Manta de Rio” (2006), “Ópera Crua” (2011) e “Afiadas Afinidades” (2014). Ladeio minha produção as de Banksy e Chema Madoz, que também se utilizam dos manejos do humor e da ironia para efetivar seus textos visuais. Desses artistas o percurso preliminarmente traçado elegeu como recorte de análise as seguintes obras: fotografias (1990 a 1999) de Chema Madoz e as obras que se endereçam a nomenclatura “Outside”, de Banksy. O tema desta pesquisa foi estudado tendo alguns autores como referenciais teóricos. “O Riso”, de Henri Bergson, foi o primeiro estudo teórico com o qual me deparei por ser um texto relevante na abordagem sobre o cômico. Naturalmente, no decorrer da trajetória, foram aditadas variadas contribuições de autores que já passearam pelas tramas do humor e da ironia, dentre os quais destaco: Verena Alberti, Gilles Deleuze, Georges Minois, Georges Bataille e Simon Critchley.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectArtistaspt_BR
dc.subjectIronia na artept_BR
dc.subjectHumorpt_BR
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.titleAfiadas afinidades – uma poética com humor, ironia e outros afetos em artes visuaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxThis research focuses on the relations between humor, irony and laughter within the visual arts field, which is paved by the interface between creative processes and theory of art. Namely, it is a survey of Visual Poetry. Hence, my own artistic production poses as the epicenter of this assignment. Thus, I lined up the following works I made: “Amores Brutos” (2001), “Objetos Desusados” (2001), “Vende-se Esta Cidade” (2004), “Vende-se Este Rio” (2004/2005), “Manta de Rio” (2006), “Ópera Crua” (2011) and “Afinadas Afinidades” (2014). My production was set against Banksy’s and Chema Madoz’s, artists who also used humor and irony when composing their visual texts. The route preliminarily traced along these craftsmen’s body of work elected as an analytical cut out the following ones: Chema Madoz’s photos (1990 to 1999) and the works of Banksy which addresses the nomenclature “Outside”. This research took as theoretical frameworks studies regarding humor, laughter, irony and comedy from scholars who have throughout history, added varied contributions to the appointed themes, among which I highlight Verena Alberti, Gilles Deleuze, Georges Minois, Georges Bataille, Simon Critchley and Henri Bergson. Bergson’s Laughter was the first theoretical study which I came across due to its relevant approach upon the comical.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AFIADAS_AFINIDADES_por_Marcos_Costa.pdf1,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons