Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14967

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Leonio José Alves da-
dc.contributor.authorARRUDA, Marília Feitosa de Alencar-
dc.date.accessioned2016-01-22T16:57:58Z-
dc.date.available2016-01-22T16:57:58Z-
dc.date.issued2014-11-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14967-
dc.description.abstractRecentemente foi criada a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei n° 12.305 de 02 de agosto de 2010, visando principalmente à destinação dos resíduos sólidos em locais apropriados e ambientalmente adequados. A lei também criou novos conceitos ambientais como a responsabilidade compartilhada, gestão integrada de resíduos sólidos, logística reversa entre outros. Desta forma houve a necessidade de realizar um estudo analisando a efetiva aplicação da PNRS nos municípios do litoral pernambucano, pertencentes à Região Metropolitana do Recife – RMR, que compreendem Igarassu, Paulista, Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. O método utilizado foi o hipotético-dedutivo, e a hipótese era se existiam dificuldades enfrentadas pelas prefeituras destes municípios em implementar a PNRS e se houvesse quais eram as principais. Também foi utilizada a pesquisa de campo, para coletar dados através de entrevistas semi estruturadas com um roteiro previamente elaborado em forma de questionário, aplicado aos gestores dos serviços de limpeza pública dessas prefeituras. Os resultados obtidos em todos os municípios era que o serviço de limpeza pública é realizado por empresas terceirizadas, concentrados basicamente em seis empresas, com contratos milionários e a longos prazos. Os Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos só não estão presentes em Recife e Igarassu. Com exceção de Recife, os demais municípios não têm políticas públicas de limpeza pública e de gerenciamento de resíduos sólidos e muitos nem sabiam do que se tratavam o termo políticas públicas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subjectPolítica ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectGestão integrada de resíduos sólidos – Recife, Região Metropolitana do (PE)pt_BR
dc.subjectDireito ambientalpt_BR
dc.titleAnálise da aplicação da política nacional de resíduos sólidos nos municípios do litoral Pernambucano pertencentes à região metropolitana do Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0353573262359456pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3587910414477402pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento e Meio Ambientept_BR
dc.description.abstractxRecently created the National Policy on Solid Waste, Law nº. 12.305 on August, 2 2010, mainly targeting the destination of disposal solid waste in appropriate and environmentally suitable locations. The law also created new environmental concepts like shared responsibility, integrated solid waste management, reverse logistics among others. So it was necessary to conduct a study analyzing the effective implementation of PNRS(National Solid Waste Policy) in the municipalities of Pernambuco coast, belonging to the Metropolitan Region of Recife - RMR(Metropolitan Region of Recife), which comprise Igarassu, Paulista, Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho and Ipojuca . The method used was the hypothetical-deductive, and the case was whether there were difficulties faced by local governments in these municipalities implement PNRS(National Solid Waste Policy) and if there were what were the major. It was also used field research, to collect data through semi-structured interviews with a script previously elaborated in the form of questionnaire, applied to managers of public cleaning services on these municipalities. The results in all municipalities was that the public cleaning service is carried out by subcontractors, basically concentrated in six companies with million dollar contracts and a long term contract. The Solid Waste Management Plans are not only present in Recife and Igarassu. Aside from Recife, the other municipalities does not have public policies of public sanitation and solid waste management and many do not know what it treated the public policy .pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento e Meio Ambiente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Marília Feitosa de Alencar Arruda.pdf989,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons