Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14946

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMenezes, Tatiane Almeida de-
dc.contributor.authorRaposo, Isabel Pessoa de Arruda-
dc.date.accessioned2016-01-20T16:54:08Z-
dc.date.available2016-01-20T16:54:08Z-
dc.date.issued2015-06-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14946-
dc.description.abstractEsta Tese avalia a influência dos colegas de sala de aula sobre o desempenho acadêmico individual, sob duas abordagens metodológicas distintas. Na primeira delas, a estratégia de identificação explora a arquitetura das redes de amizades na turma para separar os efeitos endógenos dos pares dos demais efeitos exógenos ou de contexto. Modelos espaciais estimados por máxima verossimilhança mostram que o peer effects é mais importante dentro do pequeno grupo de amizades do estudante, embora as conexões indiretas também sejam relevantes para a difusão do efeito. Os resultados apontam que um aumento de um erro-padrão em uma medida de sociabilidade do aluno (Centralidade de Katz-Bonacich) gera um acréscimo no desempenho de 0,41 desvios-padrão da nota do aluno. A segunda abordagem, por sua vez, estuda a influência dos colegas de classe a partir um critério de formação de turmas adotado em algumas escolas, as quais utilizam um corte etário previsto por lei, para a separação das turmas por homogeneidade de idade. Regressões descontínuas fuzzy estimam um efeito médio de tratamento de 1,61 favorável aos tratados, indicando que alunos em torno da idade de corte quando alocados para a turma dos mais velhos apresentam, em média, uma taxa de crescimento no desempenho escolar quase duas vezes superior àqueles designados para as classes dos mais novos. Em ambos os casos, as estimações empíricas utilizam uma base inédita da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj, 2013) que fornece um amplo conjunto de informações relativas à vida escolar do aluno, no qual se destaca o levantamento da sua rede de amizades em sala de aula. Os resultados encontrados apontam para a importância de se formar classes a partir de uma composição etária mais heterogênea e de se promover o trabalho em equipe em sala de aula.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise de redes (Planejamento)pt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectAconselhamento entre pares estudantespt_BR
dc.titleO papel da rede de amizades e da formação aleatória de turmas por faixa etária sobre o desempenho escolarpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2886384626788723pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5982392759349128pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Economiapt_BR
dc.description.abstractxThis Dissertation evaluates the influence of classmates on individual academic achievement under two approaches. In the first one, the identification strategy exploits the architecture of friendship networks in the classrooms, in order to separate endogenous peer effects from other exogenous or context effects. Spatial models, estimated by maximum likelihood, show that peer effects is more important inside de closer group of friends, however, the indirect links are also relevant to the diffusion of the effect. The results indicate that a one standard error increase in the Katz-Bonacich centrality raises the student grade by 0.41 standard deviations. The second approach studies the influence of classmates using, as identification strategy, a rule that separate classes according to a specific cutoff age defined by Brazilian law. Fuzzy regression discontinuity design estimates an average treatment effect of 1.61 favorable to treated pupils, indicating that students, around cutoff age, when placed to older classes present an academic growth rate, throughout the year, almost twice as large as those allocated to younger classes. In both cases, empirical estimations use a new educational dataset originated from a Brazilian public institution (Fundação Joaquim Nabuco, 2013), which provides a large information set related to the student‟s scholar environment, especially the friendship network in each classroom. Educational policy and practices might be derived from these findings, specifically the importance of mixing classmates with different ages and promoting team work inside the classroom.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TeseIsabel_capadura(comanexos)_25-6_PDF_baixa.pdf3,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons