Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14935

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES NETO, Regina Beatriz
dc.contributor.authorARAÚJO, Raimundo Inácio Souza
dc.date.accessioned2016-01-19T18:00:51Z
dc.date.available2016-01-19T18:00:51Z
dc.date.issued2015-02-09
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14935
dc.description.abstractAnálise da história das práticas de pajelança no município de Pinheiro entre os anos de 1946 a 1988. A pajelança é uma prática cultural em que se entrecruzam elementos das culturas ameríndias, do catolicismo popular, do espiritismo, e das religiões afro-brasileiras. Seu horizonte de formação tem sido muito discutido entre antropólogos e historiadores, mas, no Maranhão, essa prática tem sido associada às religiosidades presentes entre as comunidades negras e quilombolas, onde gozou historicamente de grande popularidade. Sua realização tornou-se proibida legalmente a partir do século XIX. Essa proibição foi intensificada durante a década de 1940, especialmente após a promulgação da Lei de Contravenções Penais de 1942, o que levou os pajés a estabelecerem seus barracões no meio rural, distantes do alcance dos aparatos repressores da polícia. No período delimitado por esta tese, as práticas de pajelança dialogaram com grandes transformações em curso nacionalmente, em especial a intensificação do êxodo rural e a pluralização do campo religioso brasileiro. A presença dessa prática cultural no município de Pinheiro é analisada a partir dos relatos orais de pajés e migrantes da zona rural e dos documentos produzidos pela prelazia/bispado de Pinheiro. A análise das fontes indica que a Igreja Católica desaconselhava as práticas de pajelança, entendendo-as como causa e consequência da pobreza vivenciada naquela parte do estado do Maranhão. Mesmo diante das limitações impostas pela legislação e do desaconselhamento eclesiástico, esses rituais se mantiveram em reprodução durante todo esse período, em virtude de seu enraizamento no cotidiano das comunidades rurais onde o pajé era uma autoridade no plano dos cuidados terapêuticos. Ao mesmo tempo, pode-se notar deslocamentos significativos nas crenças e práticas da pajelança, à medida em que seus líderes buscaram acomodar nos ritos e no cotidiano as questões com as quais se deparavam naquela conjuntura adversa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMApt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectCultos afro-brasileiros – Pinheiro (MA) – 1946-1988pt_BR
dc.subjectReligião e culturapt_BR
dc.subjectReligiosidadept_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.titleO Reino do Encruzo: práticas de pajelança e outras histórias do município de Pinheiro - MA (1946-1988)pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7829574717856862pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7228539080595678pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxHistory analysis of pajelança practices in Pinheiro between 1946 to 1988. Pajelança is a cultural practice in which intertwine elements of amerindian cultures of popular Catholicism, spiritism, and african-Brazilian religions. Its skyline training has been much discussed among anthropologists and historians, but, in Maranhão, this practice has been associated with religiosity present among black and maroon communities, where historically enjoyed great popularity. Its realization has become legally prohibited from the nineteenth century. This ban was intensified during the 1940s, especially after the enactment of the 1942 Criminal Offenders Act, which led the pajés to establish their barracks in rural areas, far from the reach of the repressive police apparatus. In the period defined by this thesis, pajelança practices dialogued with great changes taking place nationally, particularly through intensification of the rural exodus and the pluralization of the Brazilian religious field. The presence of this cultural practice in Pinheiro is analyzed based on the oral histories of pajés and migrants from the countryside and the documents produced by the Prelature / bishopric of Pinheiro. Analysis of the sources indicates that the Catholic Church discouraged the pajelança practices, understanding them as cause and consequence of poverty experienced in that part of the state of Maranhão. Even with the limitations imposed by law and ecclesiastical advice against, these rituals have remained in play throughout the period, because of its roots in the daily life of rural communities where the pajé was an authority on the level of therapeutic care. At the same time, you may notice significant shifts in beliefs and practices of pajelança, to the extent that its leaders sought to accommodate rites and daily life issues with which they encountered in that adverse situation.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Raimundo_Inácio_ TESE_HISTÓRIA_2015.pdf1,83 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons