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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14903

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARNEIRO, Ana Rita Sá-
dc.contributor.authorSANTOS, Ana Renata Silva-
dc.date.accessioned2016-01-08T17:44:23Z-
dc.date.available2016-01-08T17:44:23Z-
dc.date.issued2013-09-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14903-
dc.description.abstractBaseada na noção de paisagem discutida pelo filósofo e geógrafo Augustin Berque (1994), de que ela não é uma coisa em si, mas a relação entre as coisas, uma relação que se manifesta como paisagem quando ganha um determinado sentido individual ou coletivo, esta pesquisa tem como objetivo investigar em que medida a relação entre a ferrovia e a serra das Russas, no agreste pernambucano, ganha sentido e se manifesta como paisagem para os diversos grupos envolvidos. Entendendo que a apreensão de uma paisagem implica numa certa “forma de ver”, que passa por todos os sentidos e não apenas o da visão, e de “dizer”, que diz respeito à linguagem verbal e compreende o pensamento e as palavras que o expressam, o método utilizado para a pesquisa lançou mão de procedimentos metodológicos como a pesquisa documental e a observação direta para a compreensão do objeto de estudo a partir das relações que ele estabelece com o meio e a sociedade no tempo e no espaço. A partir disso, as entrevistas semiestruturadas e os mapas mentais foram utilizados como técnicas que ajudaram a revelar em que medida essas relações estabelecidas ganham sentido e se revelam como paisagem nas suas dimensões objetivas e subjetivas para os diversos grupos envolvidos. A análise do material coletado revelou que, assim como preconiza Berque (1994), a paisagem, apesar de sua evidência, é uma invenção sempre nova da realidade e pode ser apreendida de modo diverso pelos indivíduos que com ela estabelecem relações distintas no tempo e no espaço. A paisagem é uma entidade extremamente complexa, que requer uma multiplicidade de olhares e abordagens. Sua identificação e gestão devem ser um esforço coletivo, incluindo não apenas o olhar técnico do especialista, mas o olhar de todos os envolvidos. Entender o trecho ferroviário da serra das Russas nessa perspectiva relacional pode abrir caminho para um reconhecimento mais amplo dos seus valores culturais.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherFundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectPatrimônio Ferroviáriopt_BR
dc.subjectSentidopt_BR
dc.titleO sentido da paisagem: a relação entre a ferrovia e a Serra das Russas em Pernambuco.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772633H3pt_BR
dc.publisher.initialsFACEPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793513H6pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbanopt_BR
dc.description.abstractxBased on the notion of landscape discussed by philosopher and geographer Augustin Berque (1994), that it is not a thing in itself, but the relationship between things, a relationship that manifests as landscape when it win a certain individual or collective sense, this research aims to investigate the extent to which the relationship between the railroad and mountain of Russas, in the wild of Pernambuco, makes sense and manifests as landscape for the various groups involved. Understanding that the seizure of a landscape implies a certain "way of seeing" that goes through all the senses, not just vision, and "tell", with regard to verbal language and understands the thought and the words express, the method used for the research drew on methodological procedures such as direct observation and documentary research to understand the object of study from the relationships he establishes with the environment and society in time and space. From this, the semi-structured interviews and mental maps were used as techniques that helped reveal the extent to which these established relationships gain meaning and reveal how the landscape in their objective and subjective dimensions for the various groups involved. The analysis revealed that the material collected, as well as advocates Berque (1994), the landscape, despite its obviousness, is an invention ever new of reality and can be understood differently by individuals who establish relationships with her distinct in time and space. The landscape is extremely complex entity, which requires a multiplicity of perspectives and approaches. It identification and management should be a collective effort, including not only the technical view of the expert, but the look of all involved. Understanding the railway section of Russas in this relational perspective can make way for a wider recognition of their cultural values.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

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