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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13948
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | PORTO FILHO, Gentil Alfredo Magalhães Duque | |
dc.contributor.author | NOGUEIRA, Antônio Henrique Silva | |
dc.date.accessioned | 2015-05-15T15:22:32Z | |
dc.date.available | 2015-05-15T15:22:32Z | |
dc.date.issued | 2014-12-10 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13948 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa pretende sistematizar a teoria sobre a técnica de estranhamento nas artes visuais, conceito vago e abrangente, pouco abordado por teóricos e autores. Considerando o fato de que o estranhamento não é algo exclusivo das artes visuais ou do design, porém vem sendo bastante utilizado de várias maneiras em diversas áreas afins. Em sua essência, o estranhamento está presente no inconsciente das pessoas, em situações cotidianas da vida e no imaginário coletivo. No entanto, para se obter uma compreensão ampla sobre esse assunto, é preciso transcender a teoria em algum segmento isolado do conhecimento e ir mais a fundo em outras áreas, de maneira interdisciplinar. Para isso, esta pesquisa se utiliza de conceitos provenientes da teoria da literatura, como a singularização do Objeto (CHKLOVSKI, 1917) e o conceito de atualização (MUKAROVSKY, 1967). Vale-se, também, da psicanálise a partir do conceito do inquietante (FREUD, 1919). Teoricamente, algumas questões acerca dos estilos artísticos cubismo, dadá, surrealismo e a arte contemporânea serão vistas, considerando-os como exemplos empíricos referentes ao uso da técnica de estranhamento. Toda essa abordagem tem como objetivo criar o referencial teórico necessário para análise das gravuras do acervo de um dos principais movimentos artísticos de Pernambuco: a Oficina Guaianases (1974-1995). Sendo assim, as análises serão realizadas através de dois métodos tradicionais, a Iconologia (PANOFSKY, 1955) e a Sintaxe da Linguagem Visual (DONDIS, 1973), a fim de obter resultados mais completos sobre o assunto. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Estranhamento | pt_BR |
dc.subject | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject | Oficina Guaianases | pt_BR |
dc.title | O estranhamento na arte da Oficina Guaianases (1974-1995) | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Design |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Antonio Henrique Silva Nogueira.pdf | 2,43 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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