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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGrigoletto, Evandra -
dc.contributor.authorCortes, Gerenice Ribeiro de Oliveira-
dc.date.accessioned2015-05-15T12:32:55Z-
dc.date.available2015-05-15T12:32:55Z-
dc.date.issued2015-02-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13933-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo analisar o funcionamento do efeito-leitor no discurso de divulgação científica (DDC), inscrito nos blogs do ScienceBlogs Brasil (Sb.br), a partir dos aportes teóricos da Análise de Discurso (AD) de filiação pecheuxtiana, em diálogo com alguns estudos da comunicação e das ciências sociais. Na era digital instauram-se novas relações do homem com a linguagem, instituindo novas materialidades significantes, a exemplo do blog, espaço de produção e circulação do DDC, que também sofre determinações dessa mídia. As análises mostram o funcionamento de dois efeitos-leitores dominantes nesse discurso: o efeito-leitor analfabeto-científico e o especialista, respectivamente, afetados pelo imaginário do leitor leigo e do leitor cientista. Tais efeitos, por sua vez, também determinam o imaginário de ciência divulgada nos blogs. O efeito-leitor funciona no DDC do Sb.br intrincadamente ao lugar discursivo e à posição-sujeito ocupada, sendo que, nessa trama, uma posição-sujeito também é projetada ao leitor. Diante do efeito-leitor analfabeto-científico, o sujeito do discurso, isto é, o sujeito divulgador, se inscreve no lugar discursivo de porta-voz para interpretar a ciência e ocupa distintas posições-sujeito, das quais se destaca a de alfabetizador de ciência. Nesse discurso, posições-sujeito também são projetadas ao leitor leigo, em especial, a de consumidor de informações científicas. Já, diante do efeito-leitor especialista, o sujeito divulgador se inscreve no lugar discursivo de pesquisador e projeta – ao leitor cientista – a mesma posição-sujeito que ele ocupa: a de interlocutor de ciência. Na interlocução discursiva instituída na seção de comentários, instaura-se uma tensão entre o efeito-leitor projetado no discurso e o sujeito leitor, enquanto que o sujeito divulgador, pelo viés do lugar discursivo de moderador, institui a interdição e o controle da leitura. Todavia, o leitor se inscreve no lugar discursivo de autor e não deixa de produzir sentidos, pois não se identifica com os saberes da formação discursiva (FD) da divulgação científica, ocupando distintas posições-sujeito que se confrontam com o efeito-leitor analfabeto-científico e com a posição-sujeito que lhe é projetada. Portanto, pode ocorrer a falha no ritual através da passagem da interação, que é imposta, para a interlocução discursiva.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiscurso de divulgação científicapt_BR
dc.subjectLugar discursivopt_BR
dc.subjectEfeito-leitorpt_BR
dc.subjectBlogspt_BR
dc.subjectInterlocução discursivapt_BR
dc.titleDo lugar discursivo ao efeito-leitor: a movimentação do sujeito no discurso em blogs de divulgação científicapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Linguística

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