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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13857

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMARQUES, Denílson Bezerra
dc.contributor.authorAZEVEDO, Renata Barbosa de
dc.date.accessioned2015-05-08T13:52:22Z
dc.date.available2015-05-08T13:52:22Z
dc.date.issued2015-02-11
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13857
dc.description.abstractEste trabalho teve como foco verificar a perspectiva dos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Pernambuco quanto à política de avaliação de desempenho operacionalizada nos 12 Centros Acadêmicos da instituição a partir das 6 dimensões de retorno propostas por Chanlat (2000): experiência vivida, simbólico, história, ética, afetividade e ator e sujeito. Essas 6 dimensões de retorno propõem a realização do homem no interior das organizações enquanto ser integral, dotado de racionalidade e emoções, objetividade e subjetividade, implicando a sua valorização humana e profissional. O estudo teve orientação qualitativa e utilizou a técnica da entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados para captar as visões pessoais em relação ao fenômeno estudado. A Análise Qualitativa de Dados de Entrevista estruturada por Alves e Silva (1992) mostrou-se adequada à consecução do objetivo geral da pesquisa empreendida visto que este modelo consiste num movimento contínuo em que as questões da entrevista, a realidade, a abordagem conceitual, a literatura e os dados se entrecruzam visando à compreensão do fenômeno estudado. Os resultados demonstraram que os servidores técnico-administrativos veem a política de avaliação de desempenho como um instrumento formal para a progressão na carreira, focado na objetividade e que, por conseguinte, não produz a valorização da dimensão humana desses indivíduos. Os entrevistados citaram, ainda, que o julgamento dos critérios de avaliação ocorria a partir de opiniões pessoais e parciais, também como a falta de existência de um espaço para o diálogo sobre dinâmica do trabalho. Revelaram-se, também, um sentimento de carência dos servidores em relação ao reconhecimento que esperam receber da instituição e uma necessidade de conexão entre a política de avaliação de desempenho e a realidade prática do trabalho por eles desenvolvido.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectdimensões de retornopt_BR
dc.subjectpolítica de avaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectvalorização humana e profissionalpt_BR
dc.titleA Política de Avaliação de Desempenho da Universidade Federal de Pernambuco: A Perspectivas dos Servidores Técnico-Administrativos em Educaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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A Politica de avaliacao de desempenho da UFPE a perspectiva dos TAEs.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail
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