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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13857
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MARQUES, Denílson Bezerra | |
dc.contributor.author | AZEVEDO, Renata Barbosa de | |
dc.date.accessioned | 2015-05-08T13:52:22Z | |
dc.date.available | 2015-05-08T13:52:22Z | |
dc.date.issued | 2015-02-11 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13857 | |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como foco verificar a perspectiva dos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Pernambuco quanto à política de avaliação de desempenho operacionalizada nos 12 Centros Acadêmicos da instituição a partir das 6 dimensões de retorno propostas por Chanlat (2000): experiência vivida, simbólico, história, ética, afetividade e ator e sujeito. Essas 6 dimensões de retorno propõem a realização do homem no interior das organizações enquanto ser integral, dotado de racionalidade e emoções, objetividade e subjetividade, implicando a sua valorização humana e profissional. O estudo teve orientação qualitativa e utilizou a técnica da entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados para captar as visões pessoais em relação ao fenômeno estudado. A Análise Qualitativa de Dados de Entrevista estruturada por Alves e Silva (1992) mostrou-se adequada à consecução do objetivo geral da pesquisa empreendida visto que este modelo consiste num movimento contínuo em que as questões da entrevista, a realidade, a abordagem conceitual, a literatura e os dados se entrecruzam visando à compreensão do fenômeno estudado. Os resultados demonstraram que os servidores técnico-administrativos veem a política de avaliação de desempenho como um instrumento formal para a progressão na carreira, focado na objetividade e que, por conseguinte, não produz a valorização da dimensão humana desses indivíduos. Os entrevistados citaram, ainda, que o julgamento dos critérios de avaliação ocorria a partir de opiniões pessoais e parciais, também como a falta de existência de um espaço para o diálogo sobre dinâmica do trabalho. Revelaram-se, também, um sentimento de carência dos servidores em relação ao reconhecimento que esperam receber da instituição e uma necessidade de conexão entre a política de avaliação de desempenho e a realidade prática do trabalho por eles desenvolvido. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | dimensões de retorno | pt_BR |
dc.subject | política de avaliação de desempenho | pt_BR |
dc.subject | valorização humana e profissional | pt_BR |
dc.title | A Política de Avaliação de Desempenho da Universidade Federal de Pernambuco: A Perspectivas dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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A Politica de avaliacao de desempenho da UFPE a perspectiva dos TAEs.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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