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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13843

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSoares, Paulo Marcondes Ferreira-
dc.contributor.authorNascimento, Jonas Alexandre do-
dc.date.accessioned2015-05-05T16:07:58Z-
dc.date.available2015-05-05T16:07:58Z-
dc.date.issued2015-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13843-
dc.description.abstractEste trabalho tenta responder à necessidade de se estudar as práticas e os discursos das experiências cinematográficas africanas da década de 1960, a partir da análise dos filmes La Noire De... (1966) e Soleil Ô (1967), de Ousmane Sembène e Med Hondo, respectivamente. Neste sentido, ele tem como objetivo principal entender a forma como os cineastas deste período orientaram estética e politicamente seus filmes, ao reescreverem as suas próprias histórias, tomando o controle das imagens como um “local de fala” e “contra-narrativa” anti(neo)colonialista. Como objetivo secundário, este trabalho também busca elaborar uma apresentação geral de algumas questões ligadas à construção discursiva da alteridade africana a partir da produção de conhecimento sobre África e sobre os africanos na história, a fim de melhor entender a influência desse mesmo discurso nas representações cinematográficas e artísticas hegemônicas e sua contraposição estética e política nos projetos cinematográficos dos cineastas do período aqui analisado. Deste modo, a interpretação dos filmes deve estar atenta à dimensão tensa entre forma e conteúdo; entre os fatores fílmicos e os fatores extrafílmicos. Todavia, por meio de uma leitura dialética que não busque separar estas duas dimensões (textuais e contextuais), mas entender como a “poética do filme” reinventa e expressa a própria “política”.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCinema africanopt_BR
dc.subjectAnti-colonialismopt_BR
dc.subjectOusmane Sembènept_BR
dc.subjectMed Hondopt_BR
dc.titlePode o subalterno filmar? : a poética política dos filmes La noire de... e Soleil ôpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Sociologia



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