Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13414
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Queiroga, Bianca Arruda Manchester de | - |
dc.contributor.author | Costa, Vânia Chagas da | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-17T15:31:53Z | - |
dc.date.available | 2015-04-17T15:31:53Z | - |
dc.date.issued | 2012-05-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13414 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo conhecer a percepção que o profissional de saúde e a mãe têm sobre as práticas educativas pró-amamentação em uma maternidade credenciada pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e qualitativo, fundamentado na Teoria de Paulo Freire. Participaram do estudo 19 profissionais de saúde que desenvolvem práticas educativas pró-amamentação, entrevistados na maternidade, e 15 mães, público-alvo dessa ação educativa, entrevistadas na primeira consulta pós-natal, na maternidade, e 30 dias após o parto, em seus domicílios. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas, gravadas, no período de julho a dezembro/2011. As questões que nortearam as entrevistas buscaram conhecer a percepção do profissional de saúde sobre as práticas educativas e alcance de seus objetivos. As mães responderam questões relacionadas ao processo da amamentação e como percebiam as ações educativas pró-amamentação. Foi realizada análise de conteúdo, modalidade temática, proposta por Bardin. Os resultados desvelam que, na percepção dos profissionais de saúde, as práticas educativas pró-amamentação são pouco eficazes, sendo também necessárias ações educativas no pré e pós-natal. Na percepção materna, estas práticas são eficientes e esclarecedoras, mas de caráter essencialmente informativo. Depreende-se, por conseguinte, que ações educativas pró-amamentação devem ser pautadas na problematização e diálogo, as quais devem ocorrer durante todo o ciclo gravídico-puerperal com vistas ao alcance da autonomia materna e adesão ao processo da amamentação. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aleitamento materno | pt_BR |
dc.subject | Desmame precoce | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Promoção da saúde | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa qualitativa | pt_BR |
dc.title | Práticas educativas Pró-amamentação em uma maternidade credenciada pela Iniciativa hospital amigo da criança | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Cordeiro, Ana Augusta de Andrade | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Vania Costa catologada arquivo final.pdf | 4,73 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons