Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1337

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARROS, Lourival de Holandapt_BR
dc.contributor.authorARAÚJO, Ana Cláudia Gouveiapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:49:13Z
dc.date.available2014-06-12T15:49:13Z
dc.date.issued2011-01-31pt_BR
dc.identifier.citationCláudia Gouveia Araújo, Ana; de Holanda Barros, Lourival. Registros de marcas da Junta Comercial do Estado de Pernambuco: um olhar semântico para a organização de um acervo histórico. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1337
dc.description.abstractA produção intelectual no Brasil é resguardada, dentre outras formas, através do registro de marca. Durante o período de 1875 a 1924, o registro de marca em Pernambuco foi realizado na Junta Comercial do Estado de Pernambuco (JUCEPE), antigo Tribunal do Comércio. Dessa atividade administrativa realizada pela Junta, resultou um manancial de documentos que foram digitalizados, cujo papel fundamental não está mais vinculado a resguardar juridicamente a propriedade das marcas, mas atuam como elementos representativos de preservação da cultura e memória social. A presente pesquisa traz uma discussão teórico-reflexiva proporcionada por temas referentes à organização do acervo digital dos registros de marcas da JUCEPE. A respeito dos aspectos metodológicos, configura-se como uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e investigativo e utiliza o levantamento documental como técnica de pesquisa, cujo objetivo é avaliar a necessidade/importância da descrição semântica das informações do acervo digital de registros de marcas da Junta Comercial do Estado de Pernambuco a partir das necessidades potenciais dos usuários. Diante disso, procura discutir temas relacionados à Web semântica, principalmentept_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJunta comercial do estado de pernambucopt_BR
dc.subjectMarcas registradas históricaspt_BR
dc.subjectWeb semânticapt_BR
dc.subjectMetadadospt_BR
dc.subjectOntologiaspt_BR
dc.titleRegistros de marcas da Junta Comercial do Estado de Pernambuco: um olhar semântico para a organização de um acervo históricopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7108_1.pdf1,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons