Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13358
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira, Ermelinda Maria Araújo | - |
dc.contributor.author | Vanderlei, Wanessa Rayzza Loyo da Fonseca Marinho | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-17T14:16:44Z | - |
dc.date.available | 2015-04-17T14:16:44Z | - |
dc.date.issued | 2014-01-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13358 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação propõe discutir o diálogo entre as artes plásticas e a literatura através da análise da proposta intersemiótica da coleção Olhar um Conto (Editora Quetzal, 2001-2004), dirigida por Rosário Sousa Machado, composta por seis livros construídos a partir de um desafio proposto a sete escritores portugueses: desenvolver uma história voltada para o público infanto-juvenil, utilizando como ponto de partida, referência ou inspiração, a obra de um artista plástico nacional. A ideia que preside a proposta da Editora Quetzal contradiz uma longa tradição na produção editorial de livros para essa faixa etária, nos quais a imagem costuma aparecer subordinada ao texto verbal, funcionando como apêndice explicativo ou corroborativo do texto primordial. Neste projeto, ao contrário, a imagem é o ponto de partida e de chegada; reside, portanto, no centro da provocação. Para a análise do diálogo intersemiótico, definimos como corpus ficcional as obras O Segredo da Mãe, de Nuno Júdice; As Botas do Sargento, de Vasco Graça Moura; História de um Pintor Ambicioso, de João Lima Pinharanda; e O Circo Maravilhoso da Serpente Vermelha, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada; que apresentam, respectivamente, os artistas plásticos portugueses Graça Morais, Paula Rego, Ângelo de Sousa e José de Guimarães. Este trabalho está dividido em três partes: (1) apresentação e discussão de outros projetos editoriais intersemióticos no Brasil e em Portugal; (2) levantamento e discussão das principais teorias sobre a relação entre a literatura e as artes plásticas; e (3) análise das quatro obras selecionadas como corpus desta pesquisa. Para tanto, foi necessário recorrer aos seguintes teóricos: sobre a literatura infanto-juvenil, Marisa Lajolo (1991), Regina Zilberman (1991) e Peter Hunt (2010); sobre o diálogo interartes e as especificidades da pintura e da literatura, Horácio (1984), Leon Battista Alberti (1999), Leonardo da Vinci (2005); G. E. Lessing (2011), W. J. T. Mitchell (1984) e Robert Stan (2000), Umberto Eco (2007), Linda Hutcheon (1991, 2011), Júlio Plaza (2000) e Barbara Cassin (2005). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Literatura infanto-juvenil | pt_BR |
dc.subject | Literatura – Artes Plásticas | pt_BR |
dc.subject | Semiótica e Literatura | pt_BR |
dc.subject | Pintura | pt_BR |
dc.title | Leituras cruzadas: o diálogo entre palavra e imagem na coleção “Olhar um Conto” | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Wanessa Rayzza Vanderlei.pdf | 4,45 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons