Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13203
Share on
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Porto Filho, Gentil | - |
dc.contributor.author | Silva, Deyse Maria Lemos da | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-15T14:38:59Z | - |
dc.date.available | 2015-04-15T14:38:59Z | - |
dc.date.issued | 2014-01-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13203 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa, do tipo estudo de caso, discute o détournement na arte contemporânea de Pernambuco. Palavra francesa, que traduzida para o português significa “desvio”, o détournement trata de uma técnica de produção artística sistematizada pela Internacional Situacionista (IS) – movimento cultural e, principalmente, político, ativo entre os anos de 1958 a 1972, cujo principal objetivo era o retorno da arte à práxis vital. A ideia do desvio era utilizar elementos pré-existentes para a configuração de novos arranjos significativos. Para investigar essa técnica situacionista na Arte Contemporânea de Pernambuco, foram analisadas três obras de arte: Amor, Ordem e Progresso (2011) de Lourival Cuquinha; o vídeo Travessias da exposição Plus Ultra (2011) de Oriana Duarte; e Entre o Novo e o Nada (2006) de Márcio Almeida. A partir do que foi analisado, percebe-se que o desvio praticado atualmente se aproxima, mas não é igual ao détournement da Internacional Situacionista. Os postulados situacionistas trazem consigo um teor revolucionário que não se aplica ao contexto social, político e cultural da atualidade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Détournement | pt_BR |
dc.subject | Internacional Situacionista | pt_BR |
dc.subject | Arte Contemporânea | pt_BR |
dc.title | O Détournement na arte contemporânea de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Design |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Deyse Maria da Silva.pdf | 14,71 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License