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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13118
Title: Letramento na escolarização de jovens e adultos no currículo de língua portuguesa
Authors: BEZERRA, Mariana Silvia
Keywords: Currículo intercultural;Educação de jovens e adultos;Letramento;Língua portuguesa;Ressocialização
Issue Date: 31-Jan-2013
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta dissertação, desenvolvida no período de 2010-2012, tem como objeto de investigação a relação entre a proposição de letramento no âmbito da proposta curricular de Língua Portuguesa da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos módulos IV e V da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer da Prefeitura da Cidade do Recife (SEEL/PCR), e processos de ressocialização na escolarização de adolescentes, jovens e adultos. Nosso objetivo foi desenvolver uma análise da visão de letramento da SEEL/PCR, e compreender quais as suas implicações no processo de ressocialização desses sujeitos da EJA. A análise foi desenvolvida sob o enfoque da discussão teórica em torno do currículo, da interculturalidade e dos estudos sobre letramento crítico. Adotamos como abordagem metodológica a análise qualitativa e, como procedimento, a análise de conteúdo com foco na análise documental e na análise de entrevista semiestruturada. Na análise da Proposta pedagógica, percebemos uma preocupação em preparar os educandos para situações sociais de uso da língua em diversos contextos, por meio do letramento social, o que significa uma preocupação com os processos de ressocialização dos estudantes. Na caderneta, observamos que o currículo intercultural e o letramento social estão presentes em todas as competências instituídas para essa área. Da análise da entrevista com os educandos, apreendemos que, do ponto de vista dos educandos, as aulas são motivadoras, com muitos textos, com discussões de temas da atualidade, facilitando as diversas práticas sociais de leitura e escrita. Da entrevista com os professores, a mera transmissão de conteúdos não é valorizada, mas o interesse em trazer para as suas aulas estratégias motivadoras, com vários tipos de textos da atualidade, uma preocupação com a prática social dos Educandos e o desejo de formar leitores/produtores críticos e atuantes na sociedade atual. No entanto, professores e estudantes revelam a existência de elementos que dificultam uma prática docente e discente de desenvolvimento do letramento dos estudantes, seja pelas condições de trabalho dos sujeitos da pesquisa (professores e Educandos), seja pelas condições intra-escolares; comprometendo dessa forma o processo de ressocialização desses educandos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13118
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

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