Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13054
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SUASSUNA, Lívia | |
dc.contributor.author | FALCÃO, Gabriela Lins | |
dc.date.accessioned | 2015-04-13T14:32:36Z | |
dc.date.available | 2015-04-13T14:32:36Z | |
dc.date.issued | 2013-01-31 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13054 | |
dc.description.abstract | Os debates atuais sobre formação de professores e ensino de língua materna defendem a pesquisa como mecanismo fundamental a esses processos, especialmente por sua possibilidade de oportunizar ao professor o rompimento com a racionalidade técnica comum às práticas de ensino tradicionais e transmissivas a partir do desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva. Fundamentado nessa perspectiva, e, portanto, reconhecendo a importância da pesquisa como componente necessário ao trabalho e à formação docente, o presente estudo tem por objetivo geral compreender as relações entre os professores de língua portuguesa das Escolas de Referência do Estado de Pernambuco e a atividade investigativa. Para isso, baseia-se em autores da área de formação de professores (ANDRÉ, 2001; DEMO, 2002; GIROUX, 1997; LÜDKE, 2001; SCHÖN, 1983 etc.); teóricos do ensino de língua materna (GERALDI, 1996, 1997; BRITTO, 1997; MARCUSCHI, 2008; ILARI, 1997 etc.) e nos dispositivos oficiais. A partir da aplicação de questionários e de entrevistas com professores de escolas localizadas em diferentes regiões do Estado, foi possível constatar o esvaziamento da prática de pesquisa, nos processos de formação inicial e ao longo da trajetória profissional desses professores. Assim, mesmo se tratando de uma política de governo em franca expansão, a hipótese da Escola de Referência em Ensino Médio como local favorável à pesquisa não se confirma, apontando para o ideal de um “professor pronto” e evidenciando insatisfatórias condições de trabalho e de formação desses sujeitos. Além disso, foi possível ter acesso às concepções de pesquisa dos professores, tendo-se percebido que predomina o entendimento dessa atividade como preparo de material didático. Por fim, a partir da visão desses docentes, foi possível compreender as contribuições da atividade investigativa para a formação e para a atuação em sala de aula, confirmando que a pesquisa pode e deve assumir um papel de destaque na construção de um perfil reflexivo, devolvendo ao docente o status de produtor de saberes, nos diferentes níveis de ensino. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de português | pt_BR |
dc.subject | Professor pesquisador | pt_BR |
dc.subject | Escolas de Referência | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.title | O professor pesquisador em Pernambuco: concepções e experiências de professores de português das escolas de referência em ensino médio | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertação GABRIELA LINS FALCÃO.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons