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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorARAÚJO, Cláudia Marina Tavares de
dc.contributor.authorARAÚJO, Brenda Carla Lima
dc.date.accessioned2015-04-10T19:10:23Z
dc.date.available2015-04-10T19:10:23Z
dc.date.issued2012-03-15
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12969
dc.description.abstractO comprometimento neurológico em crianças com paralisia cerebral pode acarretar transtornos na deglutição. Este tipo de dificuldade frequentemente encontrado é denominado de disfagia, cujo diagnóstico deve ser realizado através de avaliação clínica e instrumental. A avaliação clínica é um método reconhecido ao longo do tempo e precede qualquer investigação complementar com característica mais objetiva. Porém, a avaliação clínica em alguns momentos é utilizada como único instrumento de diagnóstico e pode não fornecer informações fidedignas sobre as alterações na deglutição. Por outro lado, o exame de videofluoroscopia é considerado o método mais indicado no diagnóstico das disfagias, por permitir análise dinâmica desta função. O objetivo deste estudo foi avaliar a acurácia da avaliação clínica no diagnóstico das disfagias em crianças portadoras de paralisia cerebral, retardo neuropsicomotor e/ou disfunção neuromotora, através de sua comparação com o método videofluoroscópico da deglutição, este último considerado padrão ouro neste estudo. A amostra foi constituída por 93 crianças com diagnóstico de paralisia cerebral, retardo neuropsicomotor e/ou disfunção neuromotora com idade entre dois e cinco anos, selecionadas por conveniência através de encaminhamentos realizados por fonoaudiólogos, neuropediatras e/ou gastroenterologistas no período de março de 2010 a setembro de 2011. A coleta aconteceu em dois momentos distintos, com pesquisadores diferentes e cegos entre si, ou seja, o examinador que realizou a videofluoroscopia não teve conhecimento do desempenho da criança por ocasião da avaliação clínica e vice e versa. O valor da acurácia da avaliação clínica no diagnóstico das disfagias foi baixa e semelhante para as consistências pastosa (52,2%) e líquida (53,4%). A avaliação clínica apresentou baixa sensibilidade (65,4%) e valor preditivo positivo (59,6%), em relação à videofluoroscopia para o diagnóstico das disfagias para a consistência líquida. A especificidade foi baixa com valores menores (47,9%) nas consistências testadas. Não foi encontrada diferença estatisticamente significante entre os métodos estudados. Os resultados deste estudo demonstram, portanto, que a avaliação clínica pode, em alguns momentos, não ser capaz de detectar comportamentos alterados no processo de deglutição, devido à baixa acurácia. Deste modo, a videofluoroscopia é um método complementar importante para identificar alterações na deglutição nesta população.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq e FACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTranstornos de deglutiçãopt_BR
dc.subjectVideofluoroscopiapt_BR
dc.subjectParalisia cerebralpt_BR
dc.subjectSensibilidade e especificidadept_BR
dc.subjectDiagnóstico clínicopt_BR
dc.titleAcurácia do diagnóstico clínico da disfagia em crianças com paralisia cerebralpt_BR
dc.title.alternativeARAÚJO, Brenda Carla Lima. Acurácia do diagnóstico clínico da disfagia em crianças com paralisia cerebral. Recife, 2012. 78 f. : Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente, 2012pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente



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