Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12948
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Siebra, Sandra de Albuquerque | - |
dc.contributor.author | Lucena, Teresa Cristina Moreira de | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-10T17:19:48Z | - |
dc.date.available | 2015-04-10T17:19:48Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-17 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12948 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa é de natureza descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, cujo objetivo foi investigar se há interação entre a biblioteca acadêmica e a estrutura de Educação a Distância (EAD) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além do nível de adequação de produtos e serviços ofertados pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) às necessidades informacionais dos estudantes de cursos à distância. Adotou-se como método de pesquisa o estudo de caso. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram o questionário e a entrevista. A população foi composta por gestores do SIB e por coordenadores de três cursos de graduação associados à Universidade Aberta do Brasil (UAB): Licenciaturas em Letras/Língua Portuguesa; Letras/Língua Espanhola; e Matemática. Com base nos resultados da coleta, foi possível concluir que a relação entre a EAD e a biblioteca acadêmica, no âmbito da UFPE, se encontra em estágio embrionário. Assim, foram identificadas possibilidades de atuação do SIB no contexto da EAD, que poderão contribuir tanto para a consolidação dessa modalidade de ensino na instituição, quanto para o fortalecimento do SIB. Entre elas: treinamento para os professores conteudistas em questões de normalização; desenvolvimento de manuais adequados para autoinstrução ou vídeos, ensinando a usar os produtos e serviços disponibilizados pelo SIB; uma maior divulgação de informações, notícias, produtos e serviços através do uso de redes sociais; apoio na organização dos termos de cessão de direitos autorais; levantamento de acervo relacionado ao curso e planejamento de compra de livros. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biblioteca Acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Educação a Distância | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.title | Interação entre biblioteca universitária e a estrutura de cursos na modalidade a distância: uma necessidade | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Teresa Cristina de Lucena.pdf | 1,9 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons