Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12948

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSiebra, Sandra de Albuquerque -
dc.contributor.authorLucena, Teresa Cristina Moreira de-
dc.date.accessioned2015-04-10T17:19:48Z-
dc.date.available2015-04-10T17:19:48Z-
dc.date.issued2014-07-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12948-
dc.description.abstractEsta pesquisa é de natureza descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, cujo objetivo foi investigar se há interação entre a biblioteca acadêmica e a estrutura de Educação a Distância (EAD) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além do nível de adequação de produtos e serviços ofertados pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) às necessidades informacionais dos estudantes de cursos à distância. Adotou-se como método de pesquisa o estudo de caso. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram o questionário e a entrevista. A população foi composta por gestores do SIB e por coordenadores de três cursos de graduação associados à Universidade Aberta do Brasil (UAB): Licenciaturas em Letras/Língua Portuguesa; Letras/Língua Espanhola; e Matemática. Com base nos resultados da coleta, foi possível concluir que a relação entre a EAD e a biblioteca acadêmica, no âmbito da UFPE, se encontra em estágio embrionário. Assim, foram identificadas possibilidades de atuação do SIB no contexto da EAD, que poderão contribuir tanto para a consolidação dessa modalidade de ensino na instituição, quanto para o fortalecimento do SIB. Entre elas: treinamento para os professores conteudistas em questões de normalização; desenvolvimento de manuais adequados para autoinstrução ou vídeos, ensinando a usar os produtos e serviços disponibilizados pelo SIB; uma maior divulgação de informações, notícias, produtos e serviços através do uso de redes sociais; apoio na organização dos termos de cessão de direitos autorais; levantamento de acervo relacionado ao curso e planejamento de compra de livros.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiblioteca Acadêmicapt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.titleInteração entre biblioteca universitária e a estrutura de cursos na modalidade a distância: uma necessidadept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Teresa Cristina de Lucena.pdf1,9 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons