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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12929
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Gontijo, Daniela Tavares | - |
dc.contributor.author | Trajano, Maria de Fátima Cordeiro | - |
dc.contributor.author | Cordeiro, Ana Augusta de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-10T15:43:06Z | - |
dc.date.available | 2015-04-10T15:43:06Z | - |
dc.date.issued | 2014-02-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12929 | - |
dc.description.abstract | A educação sexual destaca-se como importante ferramenta para a promoção da saúde de adolescentes no que se refere à sua sexualidade, devendo preocupar-se em subsidiar reflexões sobre as questões que permeiam a sexualidade, não a restringindo somente ao aspecto biológico, mas problematizando também as questões emocionais, sociais e culturais. Neste contexto, a figura do docente no ambiente escolar ganha destaque e ao mesmo tempo responsabilidade quanto à educação sexual dos adolescentes. Objetivou-se conhecer os significados da educação sexual para docentes do ensino médio. Estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa utilizando a técnica de análise de conteúdo temática com o auxilio do software Atlas.ti for Windows (versão 7.0). Foram entrevistados 12 docentes de uma escola pública estadual de referência em Recife - PE, sendo sete do sexo feminino e cinco do sexo masculino. Os dados foram agrupados em duas categorias: concepções sobre a educação sexual e vivências da educação sexual. As concepções dos docentes no que se refere à educação sexual estavam voltadas para transmissão de informações com enfoque tradicional, ao tempo que a educação sexual também era considerada importante para abordar temas cosmopolitas. Os docentes expressaram que a educação sexual acontecia de forma pontual, havendo dificuldades no âmbito escolar e falta de suporte didático. Os resultados do estudo mostraram a importância da necessidade de compor uma atuação interdisciplinar, intersetorial e sistemática de educação em saúde como arena de escuta e diálogo na educação sexual de adolescentes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Docentes | pt_BR |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject | Saúde escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.title | Significados da educação sexual para docentes do ensino médio | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Maria de Fátima Cordeiro Trajano.pdf | 1,64 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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