Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12929

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGontijo, Daniela Tavares -
dc.contributor.authorTrajano, Maria de Fátima Cordeiro-
dc.contributor.authorCordeiro, Ana Augusta de Andrade-
dc.date.accessioned2015-04-10T15:43:06Z-
dc.date.available2015-04-10T15:43:06Z-
dc.date.issued2014-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12929-
dc.description.abstractA educação sexual destaca-se como importante ferramenta para a promoção da saúde de adolescentes no que se refere à sua sexualidade, devendo preocupar-se em subsidiar reflexões sobre as questões que permeiam a sexualidade, não a restringindo somente ao aspecto biológico, mas problematizando também as questões emocionais, sociais e culturais. Neste contexto, a figura do docente no ambiente escolar ganha destaque e ao mesmo tempo responsabilidade quanto à educação sexual dos adolescentes. Objetivou-se conhecer os significados da educação sexual para docentes do ensino médio. Estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa utilizando a técnica de análise de conteúdo temática com o auxilio do software Atlas.ti for Windows (versão 7.0). Foram entrevistados 12 docentes de uma escola pública estadual de referência em Recife - PE, sendo sete do sexo feminino e cinco do sexo masculino. Os dados foram agrupados em duas categorias: concepções sobre a educação sexual e vivências da educação sexual. As concepções dos docentes no que se refere à educação sexual estavam voltadas para transmissão de informações com enfoque tradicional, ao tempo que a educação sexual também era considerada importante para abordar temas cosmopolitas. Os docentes expressaram que a educação sexual acontecia de forma pontual, havendo dificuldades no âmbito escolar e falta de suporte didático. Os resultados do estudo mostraram a importância da necessidade de compor uma atuação interdisciplinar, intersetorial e sistemática de educação em saúde como arena de escuta e diálogo na educação sexual de adolescentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectSaúde escolarpt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.titleSignificados da educação sexual para docentes do ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria de Fátima Cordeiro Trajano.pdf1,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons