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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCoutinho, Roberto Quental -
dc.contributor.authorGuedes, Saul Barbosa-
dc.date.accessioned2015-04-10T15:37:14Z-
dc.date.available2015-04-10T15:37:14Z-
dc.date.issued2013-04-22-
dc.identifier.citationGUEDES, Saul Barbosa. Estudo do desempenho mecânico de um solo-cimento microreforçado com fibras sintéticas para uso como revestimento primário em estradas não pavimentadas. Recife, 2013. 426 f. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Tecnologia e Geociências, Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12926-
dc.description.abstractAs estradas não pavimentadas existentes em nosso país, de maneira geral, são tratadas com descaso pelos órgãos públicos. Apesar das mesmas representarem aproximadamente 79,9 % do total das rodovias (DNIT, 2011), não se tem observado grandes avanços tecnológicos no seu processo de construção, manutenção e durabilidade. A presente tese consistiu na análise do desempenho mecânico da mistura de solo-cimento-fibra, visando sua utilização como revestimento primário para as estradas de terra existentes numa área de preservação ambiental pertencente ao Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti (PMAHC), localizado no município do Cabo de Santo Agostinho - PE distante 41 km da cidade do Recife. Foi observado o efeito do incremento do teor de cimento e da energia de compactação na resistência do solo-cimento, e por meio desse estudo determinou-se o teor ótimo de cimento a ser fixado durante toda a pesquisa. Em seguida, iniciou-se a análise da influência do acréscimo do teor de fibras sintéticas de polipropileno (0,25, 0,50 e 0,75 %) e da variação do comprimento das mesmas (6 e 24 mm) no comportamento mecânico das misturas de solo-cimento-fibra. Também foi realizado ensaio com procedimento diferente dos ensaios usuais, por exemplo, ensaio de compressão simples em corpos-de-prova submetidos aos ciclos de molhagem e secagem. A campanha teve aproximadamente um total de 1700 ensaios e ocorreu de forma bastante satisfatória. Com base nos resultados obtidos, verificou-se que a presença das fibras na matriz do solo-cimento influencia significativamente no: aumento da resistência de pico e queda pós-pico, aumento da deformação de ruptura, diminuição da rigidez, aumento da deformação elástica (reversível) e da deformação plástica (irreversível) e redução dos módulos de deformabilidade e resistência à compactação. Entre os dois comprimentos utilizados, verificou-se que a fibra de maior comprimento (24 mm) para o teor de 0,75 % apresenta-se mais influente na maioria dos resultados. Dentre os materiais compósitos formados, para aplicação como revestimento primário, o autor recomenda utilizar o teor de 5,0 % de cimento e 0,50 % de FibroMac-24 na mistura de solocimento, por ser uma fibra de fácil homogeneização e também pelo fato da mistura formada admitir resultados bastante satisfatórios para o uso a qual se destina aplicar de maneira econômica e resistente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRevestimento Primáriopt_BR
dc.subjectFibras de polipropilenopt_BR
dc.subjectMateriais Compósitospt_BR
dc.titleEstudo do Desempenho Mecânico de um Solo-Cimento Microreforçado com Fibras Sintéticas para Uso como Revestimento Primário em Estradas não Pavimentadaspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFonseca, António Joaquim Pereira Viana da -
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Engenharia Civil

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