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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12923

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Título: A interdisciplinaridade no contexto de uma unidade de terapia intensiva neonatal
Autor(es): NOVAES, Lívia Fernanda Guimarães
Palavras-chave: Sistema único de saúde; Assistência integral à saúde; Cuidado da criança; Unidade de terapia intensiva neonatal; Comunicação interdisciplinar
Data do documento: 24-Fev-2014
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Estudo descritivo, exploratório e de abordagem qualitativa, teve como objetivo primário desvelar a concepção de interdisciplinaridade entre os profissionais que atuam em uma unidade de terapia intensiva neonatal de um hospital universitário de Pernambuco, sob a perspectiva da Teoria da Complexidade. Fizeram parte do estudo trinta e nove profissionais que assistem ao recém-nascido de risco e sua família de forma direta e indireta no período de maio a agosto de 2013. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada orientada por cinco questões norteadoras. As entrevistas foram analisadas por meio da análise de conteúdo na modalidade temática proposta por Bardin, como também foi utilizado o software Atlas/ti 5.0 para a construção das categorias. A análise permitiu a construção de um diagrama com uma categoria central e quatro subcategorias que se entrelaçam e se comunicam, de forma são inseparáveis e interdependentes. A categoria central denomina-se Interdisciplinaridade e suas interfaces, a saber: Conceito de interdisciplinaridade; Vivência da interdisciplinaridade; Atitudes necessárias à promoção da interdisciplinaridade na assistência; Um olhar interdisciplinar para a assistência. Os profissionais demonstram conhecer a importância da interdisciplinaridade na assistência ao recém-nascido, assim como reconhecem modificações ocorridas ao longo do tempo revelando a mudança de uma percepção fragmentária do cuidar para uma visão integral. Entretanto, os próprios profissionais relatam a necessidade de melhoria no diálogo e cooperação entre a equipe para que a assistência interdisciplinar seja concretizada. Essas categorias mostram uma fração do universo que é a assistência interdisciplinar diante da complexidade do cuidado requerida ao recém-nascido de risco.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12923
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente

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