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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12919

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Ramon de
dc.contributor.authorSANTOS, Yan Soares
dc.date.accessioned2015-04-10T15:07:54Z
dc.date.available2015-04-10T15:07:54Z
dc.date.issued2014-05-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12919
dc.description.abstractOs estudos sobre qualificação profissional vem se encorpando, diversificando e aumentando quantitativamente nesses últimos anos. Dessa maneira, nosso trabalho procurou investigar como se deu na cidade do Recife em fins do século XIX e início dos XX a instrução profissional de trabalhadores recifenses. Considerando a “qualificação profissional” um conjunto de conhecimentos e habilidades cuja posse permitia aos trabalhadores da cidade do Recife serem reconhecidos como aptos à realização de uma atividade, investigamos nos arquivos da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), no Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano (APEJE), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), documentos que auxiliassem na análise das ações de uma associação instalada na Província de Pernambuco responsável por agir em prol da qualificação profissional da cidade do Recife. A Sociedade Propagadora da Instrução Pública foi uma associação formada por políticos e professores influentes na “boa sociedade” inaugurada em idos de 1872 cujo objetivo era “propagar” a instrução pública estruturou-se inicialmente com um Conselho Superior composto por todos os sócios iniciais da associação, e com Conselhos Paroquiais divididos pela província. Esta associação foi responsável pela abertura da Escola Normal (1872) para senhoras (depois nomeada Escola Normal Pinto Júnior), pela Escola de Agricultura no bairro do Monteiro (1878) e da Escola de Farmácia do Recife (1903). Investigamos, portanto, o objetivo da sociedade em fomentar cursos de qualificação profissional, se no contexto da economia recifense havia a demanda destas ações de formação profissional, o objetivo em se “propagar” a instrução pública e como se deu este processo, quem eram os integrantes dessa sociedade e, quais eram os seus vínculos com a atividade política local.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAssociativismopt_BR
dc.subjectQualificação Profissionalpt_BR
dc.subjectRecifept_BR
dc.subjectTrabalhadorespt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.titleA Sociedade Propagadora da Instrução Pública e suas ações de Qualificação Profissional em Recife (1872-1903)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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DISSERTAÇÃO Yan Soares Santos.pdfDissertação de Mestrado933,55 kBAdobe PDFThumbnail
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