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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12839
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Título: | O livro didático de alfabetização: o manual do professor e sua relação com o fazer pedagógico referente ao ensino da leitura e escrita |
Autor(es): | SILVA, Cristiana Vasconcelos do Amaral e |
Palavras-chave: | Manual do professor; Livro didático de alfabetização; Formação de professor |
Data do documento: | 31-Jan-2012 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Cristiana Vasconcelos do Amaral e. O livro didático de alfabetização: o manual do professor e sua relação com o fazer pedagógico referente ao ensino da leitura e escrita. Recife, 2012. 231f. : Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Educação , Programa de Pós-graduação em Educação. Recife, 2012. |
Abstract: | O tema em estudo é o manual do professor do livro didático de alfabetização e teve como objetivo geral investigar os manuais do professor presentes em livros didáticos de alfabetização. Os objetivos específicos: verificar as diferentes perspectivas metodológicas para o ensino da leitura e da escrita; as possíveis relações existentes entre as orientações dadas pelos seus autores e o fazer pedagógico de professores. Foram objeto de análises o manual do professor dos livros didáticos adotados pelas redes de ensino de Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes, ambas em Pernambuco, nos anos compreendidos entre 2010 e 2012, tempo que configura o período desta pesquisa. A problemática que motivou a pesquisa foi: “de que forma o Manual do Professor do Livro Didático de Alfabetização pode contribuir para a formação dos docentes no que diz respeito às mudanças didáticas e pedagógicas no ensino da língua materna”. A metodologia utilizada foi a análise documental do manual do professor do livro didático L.E.R. (Camaragibe) e dos três manuais do professore do livro didático do Aprender a Ler (Jaboatão dos Guararapes), perfazendo um total de quatro manuais. Esta pesquisa justifica-se pela pouca literatura sobre o assunto, principalmente no que se refere à alfabetização. Os resultados obtidos revelaram que os manuais do professor apresentavam uma grande diferença nas concepções teórico-metodológicas adotadas. O manual do L.E.R. trazendo proposições mais reflexivas, apresentando o professor como facilitador e o aluno como um sujeito ativo no processo de aprendizagem e os manuais do Aprender a ler, proposições mecanicistas, associativas, dando ênfase ao ensino das correspondências fonográficas, leituras de textos cartilhados, onde o professor é um tarefeiro e o aluno um sujeito passivo. Os dados aqui examinados evidenciam que a maneira de compreender cada um dos elementos que o compõe leva o manual do professor a propor uma formação e, consequentemente, um fazer pedagógico com as mesmas bases. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12839 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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