Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12836
Título: O Programa um computador por aluno e as mudanças na organização escolar: o caso de uma instituição municipal do Recife
Autor(es): SOUZA, Bruno França
Palavras-chave: Programa Um Computador Por Aluno; Laptop educacional; Novas tecnologias na educação
Data do documento: 27-Fev-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: Neste trabalho analiso as mudanças que a introdução de laptops educacionais trouxe para a organização escolar de uma instituição municipal situada num bairro com altos índices de violência, localizada em Recife-PE. A escola foi uma das contempladas pelo Programa Um Computador Por Aluno (PROUCA) e desde 2010 adota uma série de medidas que venham facilitar o uso das novas tecnologias da informação e comunicação em salas de aula. A abordagem adotada neste trabalho é qualitativa, mais especificamente, um estudo de caso de tipo etnográfico, em que utilizo como instrumentos de coletas observação participante, entrevistas com roteiro semiestruturado e também questionários (como forma de melhor caracterizar a amostra). Os sujeitos da pesquisa foram as gestoras, as professoras do grupo IV ao EJA e a equipe de monitoras de informática. Para analisar os dados coletados, utilizei a técnica de análise de conteúdo. Foi possível identificar que as ações desenvolvidas pela gestão da escola, em parceria com toda a comunidade escolar, permitiram vencer uma série de contingências, dentre elas, problemas relacionados à violência e às limitações de infraestrutura, o que fez da instituição uma das poucas em Pernambuco a operarem o PROUCA de forma ininterrupta. Para tanto foram criadas grades de horários especificando os dias de trabalho com os laptops educacionais e, também, constituída uma equipe de monitoras de informática, responsáveis pela logística de funcionamento do Programa, o que acabou por facilitar, logo, estimular as atividades das professoras com as novas tecnologias.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12836
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Bruno Souza.pdf2,5 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons