Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1263

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPAIVA JÚNIOR, Fernando Gomes dept_BR
dc.contributor.authorCAMPOS CENTURIÓN, Wanusapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:08:47Z
dc.date.available2014-06-12T15:08:47Z
dc.date.issued2012-01-31pt_BR
dc.identifier.citationCampos Centurión, Wanusa; Gomes de Paiva Júnior, Fernando. Processo de Inovação de Empresas Fornecedoras Associadas à Rede Petrogas/SE: Um Estudo Multicasos. 2012. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1263
dc.description.abstractA inovação é um tema que desperta o interesse de muitos dirigentes seja de micro ou de grandes empresas, sendo vista por governo, empresários, universidades e centros de pesquisa como necessária e diferencial na economia contemporânea. Por outro lado, ainda é uma minoria de organizações que possui sistemas e processos estruturados de inovação, tendo em vista muitas das intenções não saírem da teoria, ações serem isoladas e pouco efetivas sem vínculo com os objetivos estratégicos. Diante disso, o objetivo geral deste estudo é descrever como ocorre o processo de inovação de empresas fornecedoras associadas à rede PETROGAS/SE, sob a ótica dos seus dirigentes. Para tal, foram investigadas seis empresas consideradas inovadoras da área de petróleo e gás. Este estudo está fundamentado nas pesquisas de Tidd, Bessant e Pavitt (2005) e Desouza et al. (2009) sobre modelos de processos de inovação, cuja hibridação resultou numa proposta de estudo que se pauta em um modelo com sete etapas interagentes entre si e com os stakeholders envolvidos no processo. O método utilizado constitui-se de técnica qualitativa tanto para a coleta como para a análise de dados, cuja estratégia de pesquisa refere-se ao método de múltiplos casos. Foram utilizados como técnica de coleta, o levantamento documental e entrevistas que por meio da análise foram evidenciados a caracterização, os fatores determinantes, a identificação e descrição das etapas do processo de inovação. Quanto à caracterização do processo de inovação, os resultados encontrados apontaram que existe uma multifuncionalidade de tipos de inovação (produto, serviço ou processo); que as inovações são mais incrementais do que radicais; que todas as empresas se consideram inovadoras principalmente pela expertise dos dirigentes na área de P&G; e que a gestão do processo de inovação é geralmente baseada no conhecimento tácito, em intuições dos dirigentes e necessidades momentâneas; além disso, as empresas que possuem um sistema de gestão integrada (SGI) têm maior facilidade de gerir o processo de forma mais estruturada. No tocante aos fatores determinantes para o processo de inovação, os resultados indicaram como facilitadores, a utilização da rede como fonte de informação e a experiência dos sócios, e como fatores limitadores, a carência de mão-de-obra, falta de recursos e pouco incentivo do governo. Sobre a identificação e descrição das etapas do processo de inovação, foi observado que todas são realizadas pelas as empresas, sendo destacadas como as mais importantes, a implementação, geração de ideias e sustentação. Em três empresas o processo demonstrou ser mais estruturado, principalmente pela ajuda do SGI, porém com a existência de limitações gerenciais e estruturais. Dessa forma, sugere-se revisão de cada etapa, visando corrigir os aspectos apontados como melhoria e fortalecer os demais. Recomenda-se a integração do processo com uma cultura e liderança que favoreçam a inovação e que sejam direcionadas a estratégia da empresa, bem como maior interação entre os stakeholders e aprimoramento de algumas competências gerenciais, estratégicas, administrativas, humanas e relacionadas à gestão do conhecimentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProcesso de Inovaçãopt_BR
dc.subjectParceiros Estratégicospt_BR
dc.subjectPetróleo e Gáspt_BR
dc.titleProcesso de Inovação de Empresas Fornecedoras Associadas à Rede Petrogas/SE: Um Estudo Multicasospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo9453_1.pdf1,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons