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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1259
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Título : | Emoções, satisfação e intenção comportamental no ambiente de sala de aula da plataforma Moodle do serviço de EAD on-line |
Autor : | ARAÚJO, Nicolas Renato Siqueira de |
Palabras clave : | Serviços; Atmosfera de loja; Comportamento do consumidor; Educação a distância on-line |
Fecha de publicación : | 31-ene-2011 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | Renato Siqueira de Araújo, Nicolas; Alencar de Farias, Salomão. Emoções, satisfação e intenção comportamental no ambiente de sala de aula da plataforma Moodle do serviço de EAD on-line. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. |
Resumen : | O consumidor contemporâneo tem dado mais ênfase a concepção estética dos web sites dos ambientes de serviços virtuais, portanto a criação de experiências de consumo que possam atrair e reter esses consumidores é um dos objetivos centrais dos prestadores de serviços on-line atuais. A atmosfera de loja e de serviços foi proposta por Kotler (1973) como uma ferramenta de marketing que utiliza o planejamento consciente do espaço para obter determinadas respostas dos consumidores. No serviço de educação a distância (EAD) on-line, a interface gráfica da plataforma Moodle é um dos espaços que pode compor essa atmosfera. A presente dissertação investiga a relação entre a interface gráfica do ambiente de sala de aula virtual e as respostas emocionais e de satisfação dos e-alunos, além das condutas relativas à intenção de comportamento em relação ao serviço de EAD on-line. O estudo contou com uma etapa exploratória, onde foram examinadas publicações nas áreas de marketing de serviços, psicologia ambiental e comportamento do consumidor, bem como de educação, para construção do referencial teórico e formulação das hipóteses, e uma etapa descritiva, na intenção de determinar o relacionamento entre os construtos investigados. O estudo de campo foi conduzido através de um survey on-line com indivíduos usuários da plataforma Moodle, baseado em pesquisas similares, especialmente a de Mummalaneni (2005). Nas análises foram aplicadas técnicas de estatística descritiva e teste de correlação. Os resultados mostraram-se positivos, revelando que o ambiente de sala virtual da plataforma Moodle gerou emoções positivas e níveis de satisfação altos, levando, consequentemente, como aponta a literatura, a comportamentos de intenção de retorno e recomendação também positivos |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1259 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Administração |
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