Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12431

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCavalcanti, Virgínia Pereira -
dc.contributor.authorPereira, Quésia da Costa-
dc.date.accessioned2015-03-13T13:21:56Z-
dc.date.available2015-03-13T13:21:56Z-
dc.date.issued2012-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12431-
dc.description.abstractA construção e delimitação de um campo profissional de Design têm sido temas de debates desde o momento que consta como advento da profissão no século 19. Durante o século 20, a aplicação do termo tornou]se popular; entretanto seu uso frequente não representa uma clareza por parte do público geral sobre a atividade. Para traçar um panorama sobre as formas de atuação em Design no Brasil contemporâneo é imprescindível compreender o contexto de formação do mercado de Design no país. Esta pesquisa tem o objetivo de Investigar as formas de atuação profissional dos Designers no Brasil, entre 1980 e 2010. O período selecionado é consequência de duas indagações: como o Brasil conseguiu nestes 30 anos, atravessar sua década perdida e tornar]se uma das mais promissoras economias emergentes; e como esta mudança de contexto contribuiu para o mercado de Design nacional? Utilizando periódicos, premiações e publicações de referência na área, o documento cita 14 casos, entre 07 formatos, como destaques frequentes no período. Fica evidente na pesquisa, que os investimentos em Design por empresas brasileiras fortaleceram a imagem do produto nacional em ambiente interno e externo. É lamentável comprovar os danos causados à área pelo atraso dos investimentos para estruturar a formação, incentivar a integração com a indústria e estabelecer políticas específicas; entretanto, é alentador confirmar os percalços vencidos através de casos reais de sucesso.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesign brasileiropt_BR
dc.subjectHistória do Brasilpt_BR
dc.subjectMercado de atuaçãopt_BR
dc.titleDesign no Brasil Contemporâneo: contexto e formas de atuação entre 1980 e 2010pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2012-QuesiaCosta-ProjetoMestrado-25deagosto.compressed.pdf4,59 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons