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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12429

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorXAVIER, Antônio Carlos dos Santos
dc.contributor.authorARRUDA, Rinalda Fernanda de
dc.date.accessioned2015-03-13T13:19:16Z
dc.date.available2015-03-13T13:19:16Z
dc.date.issued2012-02-27
dc.identifier.citationARRUDA, Rinalda Fernanda de. Provérbios e expressões idiomáticas como recursos de argumentação da língua na mídia. Recife, 2012. 152 folhas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco. CAC, Programa de Pós-Graduação em Letras, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12429
dc.description.abstractEste trabalho tem como ponto de partida o provérbio e as expressões idiomáticas como nosso interesse investigativo. Nosso objetivo é focalizar os provérbios e expressões idiomáticas que acontecem enunciativamente nas revistas VEJA e ISTO É, em textos que tematizam a política brasileira, no intuito de flagrar como tais dizeres podem atuar na construção ou desconstrução da imagem dos referentes em foco: Fernando Henrique e Lula. Pretendemos observar também se os provérbios e expressões idiomáticas têm se revelado recursos argumentativos estratégicos no discurso da mídia relativo a determinados sujeitos do mundo político. Nossas análises nos permitiram identificar que a utilização de provérbios e expressões idiomáticas com fins argumentativos delineados pelos seus enunciadores pode influenciar as crenças, valores e ações do público. Diversos recortes jornalísticos comprovaram que os provérbios e expressões idiomáticas, tidos como clichês e situados na marginalidade da língua erudita, atuam como (des)construtores de imagens dos referentes FHC e Lula, ou aos demais políticos que gravitam o entorno partidário destes referentes. Verificamos como foram deslizados sentidos pelos enunciadores filiados à mídia, com base na estrutura cristalizada do provérbio e expressões idiomáticas, com fins pretendidos pelos seus enunciadores. Em suma, pretendemos mostrar o papel que o provérbio e expressões idiomáticas assumem na argumentação dos assuntos políticos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProvérbiospt_BR
dc.subjectExpressões idiomáticaspt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.titleProvérbios e expressões idiomáticas como recursos de argumentação da língua na mídiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Linguística

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