Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12418
Título: Avaliação de dependabilidade de infraestruturas de data centers considerando os efeitos da variação de temperatura
Autor(es): Souza, Rafael Roque de
Palavras-chave: Disponibilidade; Data center; Temperatura; Redes de Petri estocástica
Data do documento: 30-Ago-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOUZA, Rafael Roque de. Avaliação de dependabilidade de infraestruturas de data centers considerando os efeitos da variação de temperatura. Recife, 2013. 91 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Informática, Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, 2013.
Resumo: Os data centers estão em constante crescimento, a fim de atender às demandas de novas tecnologias, como cloud computing e e-commerce. Em tais paradigmas, períodos de inatividade podem levar a perdas financeiras de milhões de dólares e danificar permanentemente a reputação de uma empresa. Vários fatores afetam a disponibilidade de sistemas de TI em data center, entre eles, as variações de temperatura ambiente. Este trabalho propõe modelos para contemplar o efeito de variação de temperatura nas infraestruturas do data center. Além destes modelos, também é proposta uma metodologia para auxiliar na elaboração e avaliação dos diferentes cenários. Esta metodologia permite a análise através de vários modelos intermediários que ajudam a encontrar o efeito de variação de temperatura na disponibilidade das infraestruturas de TI do data center. Nesta abordagem, a avaliação é realizada com modelos de rede de Petri estocásticas, modelo de Arrhenius, modelo de energia, e diagrama de blocos de confiabilidade. Por fim, três estudos de casos real, bem como, exemplos são apresentados com a finalidade de mostrar a aplicabilidade deste trabalho.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12418
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertaçao Rafael de Souza.pdfDissertação de mestrado4,91 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons