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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12412
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | DOURADO, Anísio Brasileiro de Freitas | |
dc.contributor.author | ARAÚJO, Silvio Roberto França | |
dc.date.accessioned | 2015-03-13T13:12:52Z | |
dc.date.available | 2015-03-13T13:12:52Z | |
dc.date.issued | 2013-11-01 | |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Silvio Roberto França. A contribuição do GEIPOT ao planejamento dos transportes no Brasil. Recife, 2013. 150 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Tecnologia e Geociências, Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12412 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação procura mostrar que a partir da segunda metade do século passado, houve um crescimento acelerado das médias e grandes cidades brasileiras provocado pelo processo de industrialização, que se refletiu num aumento do êxodo rural. Essa parcela da população, na maioria das vezes sem recursos, passou a habitar na periferia dessas cidades, aumentando a distância percorrida e afetando a mobilidade das pessoas, demandando novas necessidades em relação às infra-estruturas urbanas. Ao mesmo tempo, o investimento nos transportes públicos não foi capaz de acompanhar tal demanda e as pessoas passaram a utilizar cada vez mais o automóvel particular nos seus deslocamentos diários, acentuando os problemas relativos a mobilidade. Para reverter este quadro, o governo brasileiro atendendo a uma recomendação do Banco Mundial, resolveu criar um grupo de estudos capaz de formular e centralizar uma política de planejamento dos transportes. Assim, surgiu o GEIPOT, que durante quase quatro décadas passou a planejar e executar uma política de transporte para o Brasil. Não obstante todos os trabalhos desenvolvidos por este órgão, o mesmo não resistiu à Reforma Administrativa do Estado durante o Governo Fernando Henrique Cardoso, entrando em processo de liquidação que mais tarde levou a sua extinção. Com o fim do GEIPOT se perdeu não apenas uma Empresa que planejava os transportes, mas que também proporcionava a formação e o aperfeiçoamento de um amplo banco de recursos humanos para o setor, capacitando profissionais que passaram a pensar a questão dos transportes levando em consideração a realidade nacional, dando prioridade ao transporte público como principal meio de locomoção nas grandes cidades brasileiras. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Planejamento Governamental | pt_BR |
dc.subject | Planejamento de Transportes | pt_BR |
dc.subject | Transportes Urbanos | pt_BR |
dc.subject | GEIPOT | pt_BR |
dc.title | A contribuição do GEIPOT ao planejamento dos transportes no Brasil | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Silvio Roberto França Araújo.pdf | 1,67 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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