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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1238
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MENDONÇA, José Ricardo Costa de | pt_BR |
dc.contributor.author | TORRES, Marcella Arianna Pinto de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T15:08:39Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T15:08:39Z | |
dc.date.issued | 2011-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Arianna Pinto de Oliveira Torres, Marcella; Ricardo Costa de Mendonça, José. A relação de e-mentoring entre professores (Titular e Tutor) e alunos na educação a distância: um estudo de caso no curso de graduação em Administração da UEPB. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1238 | |
dc.description.abstract | Dentre as funções das Instituições de Ensino encontra-se a função social, na qual trata das relações estabelecidas entre professores e alunos durante as atividades do ensino. Estes atores se envolvem de tal maneira, que o professor em algumas situações passa a influenciar diretamente a vida profissional e pessoal do aluno, desenvolvendo laços afetivos fortes entre eles. Este tipo de relacionamento denomina-se mentoria Esses relacionamentos podem ser desenvolvidos em qualquer modalidade de ensino, inclusive na educação a distância (EAD) mediada pelo computador. O relacionamento de mentoria entre professores/alunos na EAD é denominado de e-mentoring. Diante do exposto, a proposta deste trabalho foi compreender como se configura a relação de e-mentoring entre professores /tutores e alunos na Educação a Distância. Desta forma foi realizado um estudo de caso na Universidade Estadual da Paraíba, no Curso de Administração a distância. A pesquisa foi qualitativa, e as técnicas de coleta de dados utilizadas foram entrevistas online com professores, tutores e alunos, observação não-participante do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Curso, e análise documental, como técnica de análise dos dados foi realizada a análise de conteúdo. Os resultados indicam que as relações estabelecidas entre tutores e alunos configuram-se como e-mentoring, já que os tutores são mais acessíveis aos alunos, e mantém uma comunicação mais frequente, tanto por meio de diversas ferramentas de comunicação quanto por meio de encontros presenciais, além de fornecer apoio profissional e pessoal aos alunos. Já a relação estabelecida entre professores e alunos se configura como um outro tipo de relação que não é de mentoria, pois as características não se enquadram nos conceitos desse construto. De um modo geral o estudo contribuiu para o melhor entendimento das relações de e-mentoring no contexto da Educação a distância, uma vez que estudos nessa área são restritos e escassos | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação a Distância (EAD) | pt_BR |
dc.subject | Mentoria e E-mentoring. | pt_BR |
dc.title | A relação de e-mentoring entre professores (Titular e Tutor) e alunos na educação a distância: um estudo de caso no curso de graduação em Administração da UEPB | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Administração |
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