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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRegina Pasa Gómez, Carla pt_BR
dc.contributor.authorLima de Carvalho Sidrim, Simônicapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:08:38Z-
dc.date.available2014-06-12T15:08:38Z-
dc.date.issued2009-01-31pt_BR
dc.identifier.citationLima de Carvalho Sidrim, Simônica; Regina Pasa Gómez, Carla. Comportamento socioambiental empresarial x choques e pressões dos Stakeholders : o caso da Nokia do Brasil Tecnologia Ltda. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1236-
dc.description.abstractAs empresas socialmente responsáveis consideram na sua gestão ações que permitem estabelecer um comportamento social e ambiental que atendam as diversas expectativas da sociedade e as pressões e choques dos stakeholders para que essas adotem um comportamento socioambiental, tem se tornado cada vez mais frequente, promovendo uma nova forma de pensar e agir dos gestores. As divergências de entendimento e avaliação relacionadas a esse comportamento têm gerado inúmeras discussões principalmente quanto ao consenso a respeito de quanta atenção deve ser concedida a essas pressões e quais ferramentas são oportunas para mensurar tal comportamento. Com isso, as empresas tentam encontrar premissas que promovam as dimensões sociais elevando-as à mesma categoria das ambientais, a partir do uso de ferramentas que avaliam seu comportamento socioambiental. Com o intuito de identificar esse comportamento, considerando que o seu comportamento socioambiental pode ser uma ação ou reação, frente às pressões ou choques dos stakeholders, faz-se importante desenvolver procedimentos de avaliação dos impactos das ações sociais e ambientais. Em geral, a identificação do comportamento socioambiental das empresas permite aos gestores realizar uma tomada de decisão mais eficaz frente às pressões dos seus stakeholders. Baseando-se nesse pressuposto, foi possível elaborar uma proposta de modelo sustentado nas dimensões do comportamento social e ambiental dos modelos ECP-Social e Triplo, permitindo identificar os estágios do comportamento socioambiental das empresas. A aplicação do modelo na empresa Nokia do Brasil pertencente ao segmento eletroeletrônico, tornou possível constatar a importância de análises das ações socioambientais que permitem identificar o comportamento socioambiental e comprovar que esse pode ser uma ação ou reação frente às pressões dos stakeholderspt_BR
dc.description.sponsorshipCentro Universitário do Nortept_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectResponsabilidade Social Empresarialpt_BR
dc.subjectTeoria dos Stakeholderspt_BR
dc.subjectComportamento socioambientalpt_BR
dc.subjectPressões e Choquespt_BR
dc.titleComportamento socioambiental empresarial x choques e pressões dos Stakeholders : o caso da Nokia do Brasil Tecnologia Ltdapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

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