Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12087

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFARIAS, Salomão Alencar de
dc.contributor.authorMAGALHÃES NETO, José Bezerra
dc.date.accessioned2015-03-11T19:35:37Z
dc.date.available2015-03-11T19:35:37Z
dc.date.issued2014-01-20
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12087
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi verificar se o programa de treinamento para novos funcionários da universidade corporativa da empresa Alfa, está desenvolvendo competências alinhadas às estratégias da organização na ótica de alguns dos envolvidos no processo (gestores de agências e participantes do curso). Para tanto, buscou-se apoio teórico referente na literatura referente a treinamento, desenvolvimento de competências, universidade corporativa e alinhamento estratégico. A pesquisa teve caráter qualitativo descritivo, e quanto aos meios, o trabalho classificou-se como um estudo de caso único por tratar com base de análise em um programa de desenvolvimento de competências profissionais para funcionários recém-admitidos da empresa Alfa. A coleta de informações junto aos sujeitos envolvidos na pesquisa foi realizada por meio de roteiro de entrevista semiestruturado. Nesta pesquisa, o procedimento adotado para a análise dos dados, foi a análise de conteúdo. As respostas obtidas por parte dos administradores, mostraram que os funcionários participantes do treinamento ainda necessitam aprimorar melhor as competências profissionais que estão associadas ao Mapa Estratégico de Longo Prazo da empresa para o período 2010-2014, nas seis perspectivas analisadas. No entanto, na opinião dos funcionários participantes do treinamento, os resultados indicam que as competências profissionais estão devidamente solidificadas em suas ações, o que ajuda o crescimento e a competitividade da empresa. Referindo ao objetivo geral da pesquisa, tanto os administradores quanto os participantes do treinamento reconhecem a contribuição da educação corporativa para o alinhamento entre as competências profissionais e a estratégia da organização, percebendo fragilidades, limitações ou carências apontadas na pesquisa, que devem ser superadas pela universidade corporativa da empresa.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTreinamentopt_BR
dc.subjectUniversidade Corporativapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de Competênciaspt_BR
dc.subjectAlinhamento Estratégicopt_BR
dc.subjectAdministradores de universidades - treinamentopt_BR
dc.subjectEducação baseada na competênciapt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.titleTreinamento em universidade corporativa e alinhamento estratégico: um estudo de caso em uma instituição financeira nacionalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO José Bezerra Magalhães Neto.pdf846,8 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons