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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12046

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVasconcelos, Maria Gorete Lucena de -
dc.contributor.authorSilva, Thaís de Almeida da-
dc.date.accessioned2015-03-11T18:44:16Z-
dc.date.available2015-03-11T18:44:16Z-
dc.date.issued2014-01-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12046-
dc.description.abstractA prematuridade constitui importante problema de saúde. Os avanços tecnológicos têm aumentado as chances de sobrevivência destas crianças, que necessitam de longos períodos de internação e assistência especializada. Dentre os inúmeros procedimentos ofertados ao neonato prematuro pela enfermagem, destaca-se a avaliação clínica fundamentada na semiotécnica e semiologia. Neste sentido, foi desenvolvido o software educacional, “Semiotécnica e semiologia do recém-nascido”, visando capacitação prévia do graduando em Enfermagem sobre avaliação clínica do prematuro mediado por este recurso tecnológico. Assim, a pergunta condutora do presente estudo foi: Qual o efeito do ensino mediado pelo software educativo “Semiotécnica e semiologia do recém-nascido pré-termo” na aprendizagem de estudantes de Enfermagem? O artigo de revisão integrativa objetivou analisar estudos disponíveis na literatura sobre as contribuições de novas tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem entre alunos de enfermagem. A amostra foi constituída por 19 estudos publicados em português e inglês, entre 2007 e 2012, disponíveis nas bases de dados MEDLINE, BDENF e LILACS, os quais evidenciaram que a utilização de novas tecnologias melhora o processo de ensinagem entre os estudantes de enfermagem, seja em substituição ou de forma adicional ao método convencional de ensino. Tais tecnologias proporcionaram aos estudantes aumento do interesse e motivação, satisfação, interação, facilidade de comunicação, flexibilidade e autonomia na aprendizagem, além de uma maior associação do conteúdo teórico à prática. Portanto, a apropriação destas por parte dos docentes e discentes em Enfermagem e nas demais áreas do conhecimento tende a contribuir significativamente com o processo ensino aprendizagem e devem ser inseridas nas diversas metodologias de ensino. O artigo original objetivou avaliar os efeitos do ensino mediado pelo objeto digital de aprendizagem (ODA) “Semiotécnica e semiologia do recém-nascido pré-termo” na aprendizagem de estudantes de graduação em Enfermagem. Tratou-se de uma pesquisa experimental, com amostra censitária de 22 estudantes de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi aplicado o teste de homogeneidade do Qui-quadrado para avaliar a distribuição do perfil dos estudantes entre os grupos controle e experimental, sendo considerada distribuição semelhante quando p-valor >0,05. Na análise dos escores obtidos pelos alunos na avaliação aplicada foram calculadas as estatísticas: mínimo, máximo, média, mediana e desvio padrão. Ainda, foi calculado o intervalo de confiança para a média. Para comparação dos escores médios obtidos pelo grupo experimental e grupo controle foi aplicado o teste de Kolmogorov-Smirnov a fim de verificar normalidade das distribuições dos escores e, nos casos onde o teste foi significativo, foi aplicado o teste T-student na comparação das médias. Adotou-se o nível de significância de 5%. Para os alunos do grupo experimento foi solicitado ainda que realizassem uma avaliação subjetiva da aula mediada pelo ODA através de um instrumento tipo Likert. A maioria dos alunos possuía menos de 24 anos e todas eram do sexo feminino, possuíam computador e o utilizavam frequentemente. A diferença do escore obtido no pós-teste e no pré-teste foi maior para as alunas do grupo experimental. Entretanto, o teste de comparação de média da diferença dos escores não foi significativo. Quanto à avaliação feita pelas alunas do grupo experimento acerca do software utilizado no estudo, muitos aspectos positivos foram assinalados: usabilidade, agradável, autonomia no processo de aprendizagem, não substitui o professor e acreditam que seria interessante ter outras disciplinas e conteúdos ministrados com auxilio de Softwares ou outras Tecnologias. Pode-se afirmar que recursos tecnológicos podem e devem ser inseridos nas práticas de ensino em Enfermagem, pois eles tem se mostrado eficazes em beneficiar o aprendizado dos estudantespt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSoftwarept_BR
dc.subjectExame físicopt_BR
dc.subjectRecém-nascido prematuropt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.titleSoftware educativo no ensino da semiotécnica e semiologia do recém-nascido pré-termopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Enfermagem

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