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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12032
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Leal, Luciana Pedrosa | - |
dc.contributor.author | Costa, Leidiane Francis de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-11T18:34:04Z | - |
dc.date.available | 2015-03-11T18:34:04Z | - |
dc.date.issued | 2014-02-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12032 | - |
dc.description.abstract | Na assistência à família na promoção da amamentação, o profissional desenvolve ações embasadas na complexidade deste período na vida da nutriz. O apoio à mulher contribui para o estabelecimento e manutenção do aleitamento materno, sendo a própria nutriz a principal apoiadora de si mesma. Neste sentido, essa dissertação objetivou avaliar as práticas de apoio emocional, instrumental, informativo, presencial e autoapoio à amamentação, realizadas pelas nutrizes. É um estudo transversal, analítico, recorte do projeto de pesquisa “Rede social de apoio à mulher no contexto do aleitamento materno”. A coleta de dados ocorreu no distrito sanitário IV, município de Recife-PE, entre os meses de julho e setembro de 2012, por meio de entrevistas a 158 mulheres com vivência no aleitamento materno. Foi utilizado formulário validado que avaliou, entre outros, os tipos de apoios realizados pelas nutrizes à amamentação: emocional, instrumental, informativo, presencial e autoapoio. O processamento e análise foram realizados por meio do software SPSS versão 18.0. Como produtos dessa dissertação foram construídos dois artigos. O primeiro intitulado “Fatores associados à autoeficácia na amamentação: revisão integrativa”, que evidenciou fatores que influenciam a autoeficácia da nutriz em amamentar positivamente (experiência prévia da mulher na amamentação, intenção ou planejamento para amamentar, ser mais velha e ter acesso a atividades educativas) e negativamente (o uso de suplemento de fórmulas lácteas e a percepção pelas nutrizes dos problemas da amamentação). O segundo é o artigo original que avaliou a associação das práticas de apoio emocional, instrumental, informativo, presencial e autoapoio à amamentação, realizadas pela nutriz, com o aleitamento materno exclusivo (AME) até o sexto mês. Na comparação da distribuição dos escores dos tipos de apoios entre as nutrizes que amamentaram exclusivamente até o sexto mês com aquelas que não amamentaram foi utilizado o teste de Mann Whitney. As médias dos escores foram significantemente maiores no grupo que amamentou exclusivamente nos apoios presencial (p<0,01) e autoapoio (p=0,01). A análise multivariada foi realizada a partir de um modelo hierárquico, utilizando a regressão de Poisson com variância robusta para estimar a razão de prevalência em função de variáveis: socioeconômicas, maternas, de assistência à saúde e os apoios realizados pela própria nutriz. As práticas de apoio não se associaram significantemente ao AME. Apenas a experiência pregressa em amamentar permaneceu como variável associada ao AME no modelo final (p=0,01). As ações de apoio desenvolvidas pelas nutrizes direcionadas para si mesmas não contribuíram com o AME até o sexto mês de vida do lactente. A nutriz deve ser reconhecida e se reconhecer como protagonista e principal sujeito apoiador da prática da amamentação. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aleitamento Materno | pt_BR |
dc.subject | Apoio Social | pt_BR |
dc.subject | Saúde da Família | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.title | Práticas da nutriz de apoio à amamentação | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Pontes, Cleide Maria | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Enfermagem |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Leidiane Francis de Araújo Costa.pdf | 1,82 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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