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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12012

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEAL, Márcia Carréra Campos
dc.contributor.authorBARROS, Benvinda Pereira de
dc.date.accessioned2015-03-11T18:10:35Z
dc.date.available2015-03-11T18:10:35Z
dc.date.issued2014-02-26
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12012
dc.description.abstractO envelhecimento populacional tem ocorrido de forma rápida em países em desenvolvimento, trazendo consigo o aumento das doenças crônicas. Dentre estas, destaca-se o Diabetes Mellitus pela alta prevalência, além de ser uma doença que leva a complicações e incapacitações. As ações educativas propõem a motivação para o autocuidado e empoderamento do paciente, objetivando o controle da doença e a melhoria da qualidade de vida. Esta dissertação tem o formato de dois artigos. O primeiro artigo de revisão teve o objetivo de analisar as estratégias educativas que contribuem para o autocuidado do portador de diabetes mellitus tipo 2. As bases de dados pesquisadas foram LILACS, MEDLINE e BDENF, resultando em 9 artigos após seleção, aplicando-se os critérios de elegibilidade. Observou-se a utilização de estratégias educativas como educação individual, atividades em grupo, monitoramento telefônico e visita domiciliar. Utilização de uma metodologia problematizadora / construtivista. O artigo original teve o objetivo de analisar as práticas de autocuidado dos idosos diabéticos residentes em Instituições de Longa Permanência. Trata-se de um estudo de corte transversal quantitativo, realizado em 9 instituições de longa permanência para idosos, na cidade do Recife, com participação de 55 idosos diabéticos registrados em prontuários. Para avaliar o autocuidado foi utilizado o Questionário de Atividades de Autocuidado com o Diabetes (QAD), versão traduzida e adaptada para a cultura brasileira. A variável dependente estudada foi o questionário de Atividades de Autocuidado com o Diabetes. As variáveis independentes: condições sociodemográficas, econômicas e de saúde autopercebida. A coleta de dados ocorreu de janeiro a maio de 2013. Este estudo está vinculado a um projeto maior intitulado: “Perfil Social e Epidemiológico de Pessoas Idosas No Contexto Asilar". Para avaliar associações entre as variáveis dependentes e independentes foram utilizados os Teste Qui-quadrado de Pearson e Teste Exato de Fisher. Foram considerados estatisticamente significativos os testes com valores p 0,05 Na análise descritiva houve predominância de 72,7% do gênero feminino e 91% de baixa adesão para atividade física. Na análise bivariada a prática do cuidado com os pés esteve associada à saúde autopercebida e percepção visual.. Concluí-se que ações educativas para o autocuidado devem considerar as características individuais de cada individuo e estas ações quando realizadas em instituições de longa permanência podem contribuir para a independência e qualidade de vida do idoso diabético.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectDiabetes Mellituspt_BR
dc.subjectAutocuidadopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.titlePráticas do autocuidado por idosos diabéticos em instituições de longa permanênciapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Enfermagem

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