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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12009
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | CAMPOS, Roberta Bivar Carneiro | |
dc.contributor.author | MAURÍCIO JÚNIOR, Cleonardo Gil de Barros | |
dc.date.accessioned | 2015-03-11T18:05:52Z | |
dc.date.available | 2015-03-11T18:05:52Z | |
dc.date.issued | 2013-01-31 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12009 | |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo entender a formação dos pastores pentecostais: o processo da constituição de suas subjetividades, bem como as práticas e representações envolvidas na definição daqueles que seguirão a carreira de pastor pentecostal. Apresentarei dois processos que entendo serem essenciais para a formação do pastor: o primeiro é a construção da narrativa do chamado, na qual o líder pentecostal consolida sua vocação e mostra que foi escolhido por Deus para exercer um ministério específico no mundo. O segundo processo consiste na necessidade – e obrigação - que os vocacionados têm de serem “usados por Deus”, ou seja, agirem direcionados pela unção de Deus, termo por eles designado para representar o poder transcendental, especial e principalmente, na performance da prédica direcionada ao restante dos fieis. As análises aqui apresentadas baseiam-se em trabalho de campo conduzido, primeiramente, na Escola de Líderes da Associação Vitória em Cristo (ESLAVEC), realizada na cidade de Águas de Lindóia, em São Paulo, em dezembro de 2012. Após o congresso, acompanhei jovens pastores e candidatos ao pastorado pentecostal em algumas igrejas, principalmente nas filiais da Assembleia de Deus Vitória em Cristo no Recife, nos bairros de Boa Viagem (a sede pernambucana) e Cordeiro. Tendo percebido a dimensão interdenominacional da ESLAVEC, também acompanhei e entrevistei jovens pastores pentecostais das igrejas Vida e Paz, na cidade de Camaragibe (PE), e a Igreja Batista Missionária Palavra Viva, no bairro da Várzea, em Recife, como contraponto reflexivo, no intuito de testar os limites de minhas generalizações no campo pentecostal a respeito da constituição do líder pentecostal. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pentecostalismo | pt_BR |
dc.subject | liderança pentecostal | pt_BR |
dc.subject | pastores | pt_BR |
dc.subject | chamado | pt_BR |
dc.subject | unção | pt_BR |
dc.subject | poder transcendental | pt_BR |
dc.subject | performance | pt_BR |
dc.subject | experiência | pt_BR |
dc.title | Vasos nas mãos do oleiro : a constituição do pastor pentecostal | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Antropologia |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Cleonardo Gil de Barros Junior.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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