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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11998
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Vasconcelos, Eliane Maria Ribeiro de | - |
dc.contributor.author | Silva, Andreza Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-11T17:51:47Z | - |
dc.date.available | 2015-03-11T17:51:47Z | - |
dc.date.issued | 2014-02-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11998 | - |
dc.description.abstract | A adolescência caracteriza-se como período de vulnerabilidade física, psicológica e social que exige da família, dos profissionais da saúde e da educação, atenção especial por meio de estratégias educativas que promovam o desenvolvimento integral dos adolescentes. A pesquisa sobre o adolescente promotor da saúde na perspectiva do cuidado de Enfermagem transcultural é relevante, pois possibilita perceber que a vulnerabilidade vivenciada pelos adolescentes tem raízes na história e na cultura, e que as consequências podem não se restringir unicamente ao adolescente, mas alcançar também a família e a sociedade. Diante disso, o desenho desta pesquisa foi orientado pela formulação do seguinte questionamento: Que fatores socioculturais envolvidos no processo do adolescer influenciam o protagonismo do adolescente em promover a sua saúde na escola? A presente dissertação está estruturada conforme preconizado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco em quatro capítulos: referencial teórico, caminho metodológico, artigo de revisão integrativa e artigo original. Apresenta como objetivo desvelar o adolescente promotor da saúde ancorado na teoria transcultural. O artigo de revisão integrativa buscou analisar nas evidências científicas o uso de tecnologias educacionais de promoção à saúde do adolescente na escola. As bases de dados utilizadas foram: MEDLINE, CINAHL, LILACS e BDENF, seguindo os critérios de inclusão: artigos no idioma Português, Inglês e Espanhol, publicados entre 2002 e 2013, que totalizou seis artigos. Após análise temática de conteúdo emergiram as categorias: Tecnologias educacionais que promovem a saúde do adolescente e Protagonismo do adolescente na escola: transformando a realidade educacional. Os resultados evidenciaram que o emprego das tecnologias educacionais, além de facilitar o processo de ensino aprendizagem foi satisfatório porque incentivou a formação de sujeitos críticos e autônomos, favorecendo o desenvolvimento pessoal e social. O artigo original foi do tipo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado numa escola estadual em Recife/PE, com sete adolescentes. A produção dos dados ocorreu usando-se o modelo observação-participação-reflexão proposto por Leininger e por meio de entrevista com uma questão norteadora. A análise dos dados foi realizada a partir da Teoria, que utiliza quatro fases: 1. Relação dos dados coletados, descritos e documentados; 2. Identificação e classificação dos descritores componentes; 3. Análise do padrão contextual e 4. Temas principais. A partir desta análise foi possível a construção de duas categorias: 1- A vulnerabilidade social versus vida cotidiana; 2- Adolescente: protagonista da promoção à saúde. O estudo possibilitou conhecer parte da dimensão sociocultural que permeia o universo do adolescente, abrindo possibilidades para o desenvolvimento e reflexão sobre as formas de cuidar congruentes a esse grupo da população, como também o incentivo ao ensino e a pesquisas congêneres, visto que foi revelada pouca quantidade de estudos anteriores sobre o protagonismo do adolescente na perspectiva da promoção à saúde para cuidado de Enfermagem transcultural. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Promoção da saúde | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.title | Adolescente promotor da saúde na perspectiva do cuidado de enfermagem transcultural | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Enfermagem |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Andreza Rodrigues Silva.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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