Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11979
Título: Aprendizagem imersiva em mundos virtuais
Autor(es): Pessoa, Fábio Mariz Maia
Palavras-chave: Aprendizagem Imersiva; Mundo Virtual; Second Life; Motivação
Data do documento: 22-Nov-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PESSOA, Fábio Mariz Maia. Aprendizagem imersiva em mundos virtuais. Recife, 2013. 77 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Informática, Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, 2013..
Resumo: demanda por profissionais cada vez mais qualificados implica no aumento da oferta de cursos dos mais variados. A Educação a Distância (EAD) desempenha papel importante nessa seara, na medida em que permite que um aluno adquira conhecimento sem estar presente fisicamente na sala de aula. Além disso, alguns cursos necessitam da utilização de um laboratório para que o aluno aplique os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula. Por outro lado, os ambientes virtuais de aprendizagem tradicionais não possuem artefatos que permitam que o aluno se sinta motivado para a construção daquele conhecimento. Nesse contexto, este trabalho apresenta um processo para criação de um ambiente imersivo, com aplicação na construção de um laboratório virtual utilizando o Second Life. Ainda, foi desenvolvido um experimento que constou de uma atividade dentro do ambiente construído. Os resultados mostraram indícios de que o laboratório imersivo – construído a partir do processo elaborado – contribuiu para o aumento da motivação do aluno, dadas as características de interação, múltiplas perspectivas, fidelidade e relevância da lição no ambiente real.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11979
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Fábio Pessoa.pdf1,91 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons