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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLubambo, Cátia Wanderley -
dc.contributor.authorLima, Uiara do Carmo Wanderley-
dc.date.accessioned2015-03-11T17:11:32Z-
dc.date.available2015-03-11T17:11:32Z-
dc.date.issued2014-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11941-
dc.description.abstractEste estudo analisou o Programa de Educação Integral nas Escolas de Referência em Ensino Médio da rede pública estadual de Pernambuco, no período de 2008 a 2013, identificando aspectos de contribuição para a qualidade da educação. O estudo tomou por base os pressupostos teóricos da Educação Integral formulados por Anísio Teixeira (1994,1962,1997) e Darcy Ribeiro (1986,1995, 2009), entre outros. No entendimento dos problemas enfrentados na educação brasileira e considerando a proposta do Governo de Pernambuco de aplicar os princípios da gestão voltada a resultados em escolas que funcionariam integralmente, uma questão nos impulsionou à pesquisa: Até que ponto as Escolas de Referência contribuíram para a melhoria da qualidade da Educação no Estado de Pernambuco? Para atender o nosso propósito, levantamos dados documentais e nos debruçamos sobre a Lei Complementar N. 125, de 10 de Julho de 2008, que criou o Programa de Educação Integral em Pernambuco. A análise empreendida destacou duas categorias principais: 1 – Inovação Pedagógica e 2 – Mudanças no Modelo de Gestão. Utilizamos de modo complementar a técnica da observação direta do ambiente escolar, da atuação dos professores dos gestores. Por fim, realizamos entrevistas semiestruturadas com gestores e professores das Escolas de Referências investigadas. A ideia de uma educação integral, como é o caso dessas Escolas de Referência, coaduna-se com os novos papéis da escola, do gestor e do professor, no atendimento do novo aluno, opção que compõe a estratégia do atual Governo do Estado de Pernambuco. Os resultados das investigações apontaram para uma realidade educacional voltada para uma gestão democrática e práticas pedagógicas inovadoras e a exemplo de práticas interdisciplinares, presença pedagógica, protagonismo juvenil, além do trabalho da escola com a comunidade do entorno, ultrapassando os muros da escola, coadunando-se com os princípios que norteiam uma educação de qualidade. Enfim, o estudo das Escolas de Referência sinalizou a preocupação com a preparação do aluno para o mercado de trabalho, para universidade e para vida. Este estudo é pertinente por oferecer um melhor entendimento da atual situação das Escolas de Referência e seus respectivos Projetos Políticos Pedagógicos, prestando-se, portanto, ao interesse de gestores, educadores, pesquisadores na área da Educação e demais interessados nos rumos da Educação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscola Integralpt_BR
dc.subjectEscola de Referênciapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleO Programa de Educação Integral das escolas de referência em ensino médio da rede pública Estadual de Pernambuco (2008-2013)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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