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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11867
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | REZENDE, Antonio Paulo de Morais | |
dc.contributor.author | ANDRADE, Juciene Batista Felix | |
dc.date.accessioned | 2015-03-11T11:48:28Z | |
dc.date.available | 2015-03-11T11:48:28Z | |
dc.date.issued | 2014-02-27 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11867 | |
dc.description.abstract | Este trabalho de pesquisa objetiva fazer uma análise da cidade de Campina Grande, interior do Estado da Paraíba, entre as décadas de 1920 e 1940, da gestão do prefeito Cristiano Lauritzen à última de Vergniaud Wanderley, partindo do pressuposto de que é naquele período que se gesta a noção de “grandeza” que tem sido regularmente associada aquele espaço urbano. As (re)configurações discursivas que vão tomando a cidade como espaço de desejos e expectativas e que atraem forasteiros (brasileiros e estrangeiros), sobretudo ligados ao comércio e, em especial, ao comércio do algodão, irão fazer do “progresso” um campo semântico que se imprimiu por múltiplas formas. Embora a cidade, para o período aludido, tenha sido objeto de outras análises, nosso estudo se torna inovador ao enfrentar a problemática do “progresso”, em suas especificidades locais, e ao travar um diálogo com outras áreas, a exemplo do urbanismo e da arquitetura, o que resultou na exploração de fontes inéditas no campo da historiografia campinense, referimo-nos especialmente às plantasbaixas. Seguindo os passos desta caminhada, o trabalho encontra-se dividido em quatro etapas: a primeira trata de um diálogo com a historiografia e memórias que reforçam a dimensão mitológica da “grande Campina”; a seguir, enfrentamos a problemática do “progresso” que encantou políticos e jornalistas, vendo-o como um eco construtor de uma nova cidade, cujos desejos acabaram por transformar a “grandeza” numa espécie de mitologia consubstanciada através de uma memória topográfica; na sequência, o impacto no âmbito urbano quando o conceito se transforma em prática e arquiteturalmente se gesta uma nova estética (Art Deco), projetadas para o futuro, bem como um redimensionamento para o campo privado da casa de onde se percebe as novas sensibilidades voltadas para uma cultura material. Por fim, no âmbito da publicidade, enfoca-se a dimensão da cultura material através dos serviços e produtos oferecidos, apresentados como demonstração de uma cidade antenada com o “progresso”. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cidade | pt_BR |
dc.subject | Progresso | pt_BR |
dc.subject | Mitologias | pt_BR |
dc.subject | Cultura material | pt_BR |
dc.subject | Campina Grande | pt_BR |
dc.title | Mitologias do progresso na construção de uma grande Campina (1920-1940) | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - História |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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