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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMarques, Denilson Bezerra -
dc.contributor.authorUrquiza, Marconi de Albuquerque-
dc.date.accessioned2015-03-10T19:25:13Z-
dc.date.available2015-03-10T19:25:13Z-
dc.date.issued2014-03-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11813-
dc.description.abstractEste estudo teve o objetivo de investigar as evidências da tensão ética em uma instituição financeira por meio do estudo da comunicação corporativa com base na análise de conteúdo, cujas mensagens foram emitidas entre 2011 a 2013. O corpus analisado é composto por 19 mensagens que foram analisadas com base na metodologia da análise de conteúdo, após a seleção dos recortes, foi formado um conjunto de quatro categorias. Também foi identificada uma categoria extra corpus. As categorias estudadas com base no corpus foram as seguintes: zelo profissional, a ideologia do resultado sustentável, o imaginário do gestor qualificado, a projeção da imagem institucional desejada sobre os funcionários e a categoria extra corpus: A concordância cultural. Os resultados revelaram problemas de ética relacionados aos negócios da organização, o uso massivo da distorção comunicacional, das táticas de domínio ideológico, do domínio simbólico e do imaginário e de uma renitente utilização dos filtros perceptivos tanto na comunicação descendente quanto na ascendente. Também foi identificada uma conduta dos indivíduos que agiram independentemente da influência da organização, denominada concordância cultural, cuja característica fundamental é ocorrer uma espécie de autoproteção entre os gerentes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTensão éticapt_BR
dc.subjecttáticas de domínio ideológicopt_BR
dc.subjectdistorção comunicacionalpt_BR
dc.subjectconcordância culturalpt_BR
dc.titleEvidências da tensão ética em uma instituição financeira: estudo da comunicação corporativa com base na análise de conteúdopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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