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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11799

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorZAVERUCHA, Jorge
dc.contributor.authorCÉSAR, Isaura de Albuquerque
dc.date.accessioned2015-03-10T19:07:02Z
dc.date.available2015-03-10T19:07:02Z
dc.date.issued2014-08-28
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11799
dc.description.abstractA dissertação A Funase e a formação cidadã tem origem na observação da existência de entraves que acarretam uma deficitária prestação de serviços à sociedade pelas instituições que formam a defesa social do Estado de Pernambuco. Entre essas instituições, a Fundação de Atendimento Socioeducativo acolhe crianças, jovens e adolescentes responsáveis por atos infracionais e tem como missão vigiar, controlar e investir na sua reintegração na vida social, especialmente por meio da educação. A análise dessa instituição sob a perspectiva da formação cidadã ofertada aos adolescentes e jovens sob sua guarda constitui o objeto deste trabalho. O problema que norteou a pesquisa foi a necessidade de verificar a contribuição efetiva da proposta educacional e a prática pedagógica desenvolvida pelos docentes que atuam na Funase/PE para a formação cidadã dos adolescentes e jovens infratores por ela acolhidos. A suposição foi de que, além da ineficiência da acessibilidade, adaptabilidade e aceitabilidade, concorrem para o insucesso da formação cidadã desses educandos outros fatores como a superlotação, a inadequação do espaço arquitetônico, a própria concepção de educação, especialmente, e a qualidade do ensino. A relevância deste trabalho está na reflexão de se considerar a educação um processo inclusivo voltado a crianças e jovens infratores na possibilidade de transformar vidas e oferecer perspectiva de futuro. O objetivo principal foi o de analisar a proposta educacional e a prática pedagógica da Funase/PE, tendo como parâmetro a formação cidadã de jovens adolescentes infratores, uma vez que esta se realiza de forma integral na vida do indivíduo e não se restringe à formação instrucional ou profissionalizante. Na análise, foi consultada a produção de teóricos que se debruçam sobre os seguintes temas: prisão, infância, adolescência, juventude, educação na prisão e projeto pedagógico. Outro corpo consultado foi o documental, especialmente o relacionado à legislação e às políticas públicas voltadas para o tema estudado. Na pesquisa de campo, realizada no Centro de Atendimento Socioeducativo do Cabo de Santo Agostinho, foram realizadas entrevistas com socioeducandos e professores dessa instituição. Nas considerações finais, afirma-se que, em razão das características de acessibilidade, adaptabilidade e aceitabilidade da instituição e dos fatores mencionados na suposição, a proposta educacional e a prática pedagógica da Funase/PE não contribuem para a formação cidadã dos adolescentes e jovens infratores nela acolhidos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectJovempt_BR
dc.subjectFunasept_BR
dc.subjectFormação cidadãpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titleA Funase e a formação cidadãpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coALENCAR, Maria Fernanda dos Santos
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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