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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11774

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorScott, Russell Parry -
dc.contributor.authorRibeiro, Fernanda Maria Vieira-
dc.date.accessioned2015-03-10T18:52:03Z-
dc.date.available2015-03-10T18:52:03Z-
dc.date.issued2013-01-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11774-
dc.description.abstractO debate sobre prostituição vem se expandindo nos últimos 20 ou 30 anos, quando preocupações feministas, da sociedade civil e do Estado se voltaram para o aumento do turismo sexual, da migração para trabalhar no mercado de sexo, e, sobretudo, da problemática da exploração sexual de crianças e adolescentes. Desde os argumentos da perspectiva abolicionista, ligado ao feminismo radical, que vê a venda de sexo por dinheiro como opressiva e responsável pela objetificação do corpo feminino, até a perspectiva do sex radicalism, onde prostituição é vista como uma ação contra a exclusividade masculina do controle sexual ou uma expressão de emancipação ou empoderamento sexual, as análises sobre prostituição têm como foco as relações de poder que perpassam a vida das mulheres no mercado do sexo. Indo além desse quadro dicotomizante, problematizamos a ideia de uma identidade estigmatizada e vitimizada da prostituta, buscamos compreender a agência e a subjetividade de mulheres que estão inseridas no mercado do sexo. Através de observação em boates, casas de massagem, clubes de acompanhantes e esquinas, e de entrevistas com mulheres que trabalham no mercado de sexo local e no circuito de turismo internacional na cidade de Fortaleza, Ceará, nos foi possível apreender as múltiplas intencionalidades e motivações dessas mulheres. Não negando a estrutura, organização ou opressão existente neste mercado, vemos que a agência desses sujeitos nos revela algo mais complexo do que a necessidade financeira, incluindo desejos, aspirações e sexualidades muitas vezes postas à margem da sociedade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjecttrabalho sexualpt_BR
dc.subjectprostituiçãopt_BR
dc.subjectagênciapt_BR
dc.subjectsubjetividadept_BR
dc.subjectgêneropt_BR
dc.titleTáticas do sexo, estratégias de vida e subjetividades: mulheres e agência no mercado do sexo e no circuito do turismo internacional em Fortaleza/Cearápt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Sociologia

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