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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALBUQUERQUE, Paulo Henrique Novaes Martins de
dc.contributor.authorMARTINS, Daniela Maria Barreto
dc.date.accessioned2015-03-10T17:53:47Z
dc.date.available2015-03-10T17:53:47Z
dc.date.issued2014-01-31
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11715
dc.description.abstractEsta tese propõe uma integração conceitual entre a teoria da dádiva e o conceito de cuidado como aporte para a interpretação de um conjunto de experiências comunitárias de construção do cuidado que se desenvolveram a partir de circuitos terapêuticos alternativos na cidade de Jacobina-BA. Trata-se de um estudo de caso, de natureza etnográfica, em que buscamos identificar, interpretar e compreender a formação destes circuitos bem como as formas singulares de apropriação das técnicas de cuidado disponíveis. Para tal, formulamos esquemas de significação e interpretação, tendo em vista as dimensões constitutivas da teoria da dádiva, quais sejam, o interesse, o desinteressamento, a obrigação e a liberdade. Reintroduzidas, a partir da interação ora proposta, com a conceituação do cuidado, estas dimensões foram traduzidas em nossos esquemas analíticos a partir das legendas: “cuidar e ser cuidado”, contemplando, simultaneamente, os planos do desinteressamento e da obrigação, enquanto compromisso ético-moral; “cuidar de si”, contemplando simultaneamente os planos do interesse em si e do interesse prático-instrumental; e “cuidar e criar”, contemplando os planos de liberdade e [re]criação. As técnicas de pesquisa utilizadas foram: etnografia do campo de pesquisa, que envolveu visitação aos espaços e observação participante, aplicação de questionários e realização de entrevistas com clientes, organizadores de círculos de práticas e terapeutas. Como requer uma pesquisa de cunho etnográfico, a apreensão da densidade do fenômeno se aprofundou, à medida que intensificamos a nossa imersão, o nosso contato e a participação nas experiências estudadas. Este estudo contribuiu para a compreensão do cuidado como ato comunitário em que todos participam do benefício e da doação, em contraposição a visões excessivamente assistencialistas que, nos termos da dádiva, tenderiam a inferiorizar aquele que se encontra na posição de receber benefícios apenas; avançar na análise das Terapias Integrativas para além da circunscrição aos fenômenos de nova era ou redução a “recursos terapêuticos” para aplacar sintomas indesejáveis, que foram aqui exploradas, em sua expressão total, como provedoras de referenciais cosmológicos a partir dos quais os grupos se orientaram na construção daquelas experiências; o Reconhecimento do trinômio saúde-doença-cuidado, com a proposição de uma Sociologia do Cuidado, em contraponto à genérica e outrora instrumental Sociologia da Saúde.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDádivapt_BR
dc.subjectCuidadopt_BR
dc.subjectTerapias integrativaspt_BR
dc.subjectExperiência comunitáriapt_BR
dc.titleArtes de cuidar e ser cuidado: experiências terapêuticas integrativas na perspectiva da dádivapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Sociologia

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