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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11635
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Ferreira, Ermelinda Araújo | - |
dc.contributor.author | Melo, Priscila Medeiros Varjal de | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-10T13:54:49Z | - |
dc.date.available | 2015-03-10T13:54:49Z | - |
dc.date.issued | 2012-01-31 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Priscila Medeiros Varjal de. Retábulo de Santa Joana Carolina, de Osman Lins: um discurso de sagração do humano. Recife, 2012. 116 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Letras, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11635 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo investigar a maneira como o escritor pernambucano Osman Lins se utiliza de um discurso alegórico para refletir sobre a dessacralização da vida humana operada pela sociedade atual. Isto no que diz respeito, sobretudo, à quebra do vínculo religioso que existia entre o Humano e a Natureza na narrativa Retábulo de Santa Joana Carolina, do livro Nove, Novena. Este estudo tem início com a análise da atualização do gênero escolhido pelo autor para a construção do Retábulo – a Hagiografia –, modelo textual comumente utilizado para narrar a vida dos santos católicos, com interesse na causa da Canonização. Entretanto, a Hagiografia não é o único elemento extraído do Cristianismo focado nesta pesquisa. Analisamos também, no imaginário religioso utilizado pelo autor, tanto a figuração presente no título da obra que abarca a narrativa (Nove, ‘Novena’ = conjunto de orações destinadas a alcançar uma graça por intermédio de um santo de devoção de quem reza), quanto a da própria narrativa: ‘Retábulo’ de Santa Joana Carolina, que aparece com a plasticidade das construções em madeira responsáveis por ornamentar os altares das Igrejas Católicas. O processo de sagração iniciado por Osman, no entanto, não se dá em uma perspectiva religiosa tradicional, uma vez que seu movimento de comunhão é telúrico, pois a santa Joana é sacralizada com um ritual de “retorno” à Terra-Mãe, não faz um deslocamento ascensional, como o dos cristãos. Tal enlace, que resgata aspectos dos rituais religiosos panteístas, move esta investigação para um modo que confere destaque à Natureza antes da Cultura, e para um discurso que propõe com sua figuração uma espécie de pacto pós-cristão. É como se o autor louvasse a dimensão sagrada e misteriosa do mundo, perdida com a sociedade pósindustrial, mas dentro de uma visão liberta da ingenuidade determinista de outrora. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Hagiografia | pt_BR |
dc.subject | Natureza | pt_BR |
dc.subject | Humano | pt_BR |
dc.subject | Sagração | pt_BR |
dc.subject | Pacto Pós-Cristão | pt_BR |
dc.title | Retábulo de Santa Joana Carolina, de Osman Lins: um discurso de sagração do humano | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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RETÁBULO DE SANTA JOANA CAROLINA, DE OSMAN LINS - um discurso.pdf | 750,4 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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